O município de Schroeder se prepara para mais uma emocionante apresentação da Paixão de Cristo, encenada pela Cia Teatral Maná, um coletivo fundado em 2013 por membros da comunidade católica local. A apresentação ocorre nesta Sexta-Feira Santa, a partir das 19h30, gratuitamente e com acessibilidade em libras, no pátio da Paróquia São Vendelino.
O espetáculo promete emocionar o público. Serão 45 atores em cena, que darão vida aos momentos mais emblemáticos da história de Jesus, desde a Santa Ceia, passando pela prisão, calvário, crucificação e ressurreição. O destaque desta edição fica por conta da construção do Palco São José, um novo espaço com 140 metros quadrados, idealizado em homenagem a São José, pai terreno de Jesus, esposo de Maria, e patrono dos carpinteiros. O projeto do palco é assinado pelo arquiteto e ator Alexandre Bordin, que também colocou a mão na massa na construção. É ele quem dá vida a Jesus Cristo na encenação. A estrutura foi inteiramente erguida pelos voluntários do coletivo, que se desdobraram entre a arrecadação de recursos para realizar a obra. Parte das madeiras utilizadas foram doadas pela Serraria Zanella. Os mesmos que construíram o palco, também vivem os personagens em cena, num verdadeiro testemunho de entrega e devoção.
Outro exemplo de dedicação vem de Jani Possamai, voluntário da Cia desde a fundação. Ao longo desse tempo, ele interpretou diversos personagens e, nesta edição, sobe ao palco como Caifás, o sumo sacerdote. Jani também esteve envolvido ativamente na construção do palco e destaca a emoção de fazer parte de um projeto que une evangelização, arte e a manutenção da fé cristã. “É uma experiência única construir com as próprias mãos um espaço dedicado a Jesus e, ao mesmo tempo, viver essa história no palco é algo transformador. É a fé em movimento”, destaca Jani.

Peça será encenada pela Cia Teatral Maná, fundada em 2013 por membros da comunidade católica local | Foto: Divulgação
A fé unida à arte
O que começou de forma modesta, dentro da igreja, cresceu junto com o público e as apresentações migraram para o espaço aberto, alcançando novos patamares. A Cia Teatral Maná é o único grupo teatral religioso da região Norte de Santa Catarina com apresentações anuais. O espetáculo similar mais próximo acontece apenas a cada dois anos, em Guabiruba, no Vale do Itajaí, a mais de 140 km de distância.
O diretor da peça, Diogo Carvalho, adianta algumas novidades para esta edição. “Além do palco e da transmissão online, sonorização, iluminação e intérprete de libras via parceiros que possibilitaram recursos para dar mais qualidade e ampliar o alcance do público, também está sendo montada uma programação online com cobertura jornalística, entrevistas ao vivo, música e vídeos da preparação e bastidores do projeto”, informa.
Neste ano, a expectativa é de um público presencial de 2.500 mil pessoas e mais de 3 mil visualizações pelos canais do YouTube e Facebook da Paróquia São Vendelino e da Cia Teatral Maná.