Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Morte do padre Aloísio Boeing completa 19 anos nesta quinta-feira (17)

Foto: Arquivo OCP

Por: Elisângela Pezzutti

17/04/2025 - 16:04 - Atualizada em: 17/04/2025 - 16:39

Esta quinta-feira (17) marca os 19 anos da morte do padre Aloísio Sebastião Boeing, falecido em 2006, em Jaraguá do Sul, aos 92 anos. Ele está sepultado no jardim ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro jaraguaense de Nereu Ramos. É um local de orações e pedidos de graças

Todos os anos, no dia 17 de abril, é realizado o dia devocional, com missas em homenagem ao padre. Porém, de acordo com a Irmã Edena Maria Bittencourt, do Instituto Padre Aloísio, devido à Quinta-Feira Santa, a celebração será realizada na próxima segunda-feira (21). Haverá quatro missas – às 7h, 9h30, 15h e 19h.

Natural de Vargem do Cedro, um distrito do município de São Martinho, situado ao Sul de Santa Catarina, o religioso, primogênito de uma família cristã, nasceu em 24 de dezembro de 1913, filho João Boeing e Josephina Effting Boeing.

Com 12 anos, em fevereiro de 1925, Aloísio saiu de sua terra natal com mais outros três colegas, rumo ao sacerdócio. Ele fez sua formação em Brusque (SC) e Taubaté (SP). Foi ordenado sacerdote no dia 1º de dezembro de 1940.

O padre cumpriu grande parte do seu ministério na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Jaraguá do Sul, e tem muitos devotos, por sua figura acolhedora que teve como característica de vida o atendimento para aconselhamentos e curas espirituais.

Fiéis agradecem graças alcançadas | Foto: Elisângela Pezzutti

Perto de se tornar santo

Em 2023, o processo de beatificação e canonização do padre Aloísio avançou mais uma etapa. O religioso foi declarado Venerável pelo Vaticano. A abertura do processo aconteceu em 2013 pelo então bispo diocesano, Dom Irineu Roque Scherer, e agora encontra-se na fase romana.

A conclusão do processo para declarar padre Aloísio como santo ainda tem duas etapas: a primeira é a beatificação, que acontece quando um milagre for comprovado. Já para a canonização, que é a última etapa, é necessária a comprovação de um segundo milagre.

Para o padre Léo Heck, vice-postulador da causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus, Padre Aloísio Boeing, a importância da declaração de venerabilidade, ou reconhecimento das virtudes heróicas, está no fato de que esse acontecimento marca o término de todo o processo que foi iniciado em 2013, na Diocese de Joinville. “Hoje, o Papa Francisco promulgou a Acta Apostolica Sedis, uma espécie de Diário Oficial do Vaticano, onde diz para o mundo inteiro que o Servo de Deus Padre Aloísio é agora Venerável, reconhecido e, oficialmente, um candidato para ser beato e santo”, completou.

Sobre a importância do título de Venerável, a Irmã Edena destaca que “o reconhecimento oficial das virtudes heróicas por parte da Santa Sé é uma etapa essencial no percurso do processo de Beatificação e Canonização de um Servo de Deus”.

A Irmã Neide Emília Girolla, que conheceu o padre Aloísio quando tinha oito anos de idade, relembra que ele era uma pessoa bem humorada e humilde, que atendia a todos sem distinções. “Ele também amava rosas, principalmente as amarelas, que remetiam à Santa Terezinha”, conta.

Devotos do padre Aloísio afirmam ter recebido graças e bênçãos através de suas orações e intercessão | Foto: Arquivo OCP

Aconselhamentos, bençãos e curas espirituais

Os devotos do padre Aloísio relatam ter recebido graças e bênçãos através de suas orações e intercessão. Dona Terezinha Floriani, por exemplo, é uma devota do padre Aloísio desde que ele chegou em Jaraguá do Sul. Em 1988, o padre batizou o seu filho. Ela afirma que sempre recorreu ao padre em busca de aconselhamento, cura espiritual e bênção e viu muitas vezes fila de pessoas que queriam conversar com ele. Outros fiéis relatam terem recebido bênçãos e milagres através da intercessão do Padre Aloísio.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.