Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Uma das escolas mais antigas da região celebra 96 anos

Foto: Arquivo histórico/ Darci Rutsatz/Divulgação

Por: Luana Maia

04/04/2025 - 14:04 - Atualizada em: 04/04/2025 - 14:39

A Escola Municipal São José, uma das mais antigas da região, completou 96 anos de história no dia 29 de março. Localizada em Corupá, na Rua Padre Vicente Schmitz, no Centro, o local é referência na educação de muitas crianças e jovens do município. Por seus bancos escolares, passaram várias gerações e muitos alunos que se tornaram cidadãos atuantes na sociedade.

Fundada em 29 de março de 1929, pela Congregação Sagrado Coração de Jesus, o então Colégio São José iniciou suas atividades como escola paroquial particular. Durante sua fundação, funcionava em uma casa que atendia alunos do 1º ao 4º ano. Por muitos anos, foi administrada pelas Irmãs Franciscanas de São José.

O ensino foi ministrado em alemão até meados da década de 1940 e atendia uma média de 120 crianças distribuídas em três classes. Neste período, o colégio particular mantinha-se com recursos adquiridos por meio de mensalidades dos alunos e subvenções da prefeitura corupaense para atender alguns alunos de forma gratuita.

Foto: Arquivo histórico

Até 1940, a escola ensinava o curso primário e a partir desta data, passou a ser oferecido o curso primário complementar. Em 1941 foi ampliada a primeira construção de alvenaria e já no ano seguinte, ocorreu a alteração do nome Colégio para “Grupo Escolar São José”.

Durante os 96 anos de caminhada, a escola já ofereceu aos seus alunos, além das atividades do currículo, curso de datilografia, lições de pintura, música (piano, bandolim e violão) e trabalhos artesanais (crochê e tricô).

Também passaram pelo colégio diversos professores e diretores. Todos os profissionais atuam em prol de um lugar democrático e aberto à comunidade, com visão pedagógica adequada aos avanços tecnológicos e desenvolvimento das novas perspectivas educacionais, mantendo a escola em atividade dentro do melhor padrão possível.

Atualmente a escola possui 626 alunos matriculados da educação infantil (pré) ao ensino fundamental (1º ao 9º ano). O quadro administrativo e pedagógico é formado por 65 funcionários, sendo 3 coordenadores pedagógicos, 36 professores e demais funcionários.

A diretora Clarice Judacefsky tem uma conexão especial com o local. Estudante da escola São José desde os 6 anos, ela assumiu em janeiro de 2025 a direção da escola, ano em que completa 40 anos de magistério. É um amor incondicional e o fechamento de um ciclo”, destaca Clarice.

Municipalização e compra do imóvel

Foto: Darci Rutsatz/Divulgação

A escola ficou estadualizada por 45 anos (1971-2016), sendo que em outubro de 2016, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, anunciou o fechamento da unidade para seguir o Plano de Ofertas Educacionais (POE) da rede estadual de ensino. A comunidade escolar com apoio de lideranças políticas, empresários, pais, professores e alunos batalharam pelo não fechamento da escola.

A escola foi municipalizada oficialmente, em 19 de janeiro de 2017, por meio da lei 2237/17, na administração do prefeito João Carlos Gottardi. Na época a passou a ser nomeada como Escola Municipal de Ensino Fundamental São José.

No dia 30 de maio de 2022, a administração municipal do prefeito Luiz Carlos Tamanini assinou a escritura e efetuou a compra de todo o terreno da escola São José. Desde então, a escola passou a ser patrimônio da administração municipal.

Novos investimentos em 2025

Foto: Darci Rutsatz/Divulgação


Este ano, logo ao assumir a Prefeitura, o prefeito Eddy Edgar Eipper, determinou diversas melhorias na Escola São José, dentre estas a lavação e pintura do telhado, além da pintura interna e externa que está em finalização.

A APP e os parceiros da escola também investiram na reforma dos mobiliários do refeitório dos professores, na aquisição de novo mobiliário para a sala de estudos dos professores e para a despensa da cozinha.

Outros investimentos foram feitos na infraestrutura da cozinha, higienização dos aparelhos de ar condicionado e aquisição de novos aparelhos e compra de material pedagógico para uso em sala de aula. Um dos objetivos da APP neste ano é investir na ampliação da rede de vigilância, com instalação de mais câmeras.

Segundo a secretária de Educação de Corupá, Fabiane Heller, as memórias afetivas de Corupá estão na Escola São José e muitas histórias de vida foram transformadas, a partir dela.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luana Maia

Acadêmica de jornalismo e estagiária do OCP News