O 20º Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina, está levando seus concertos para um público global por meio de transmissões ao vivo no canal do Instituto Femusc no YouTube.
O evento, realizado em Jaraguá do Sul, segue com apresentações diárias até o dia 25 de janeiro.
Com uma programação que inclui 711 obras distribuídas em 201 concertos, o público pode acompanhar duas séries ao vivo: Grandes Concertos, sempre às 20h30, e Momento Springmann, às 19h, que reúne performances de alunos e professores.
As transmissões são realizadas em alta definição, com os vídeos posteriormente editados e disponibilizados individualmente no canal.
Entre os destaques dos Grandes Concertos, estão apresentações de orquestras, óperas como Madama Butterfly, e um show especial de MPB com o músico Guinga como convidado.
Já a série Momento Springmann traz performances marcantes como o recital do Arianna String Quartet, versões de câmara da 4ª Sinfonia de Gustav Mahler e A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky.
Outro momento especial será a palestra de Jeanne de Castro sobre a vida e obra da compositora brasileira Tia Amélia, destacando a valorização da música erudita nacional.
Sobre o Femusc
O festival é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio de empresas como WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti. Também recebe apoio de Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina.
O Femusc é realizado pela Scar, Instituto Femusc e Prefeitura de Jaraguá do Sul, reforçando o compromisso da cidade com a promoção da cultura e da educação musical.
Com 15 anos de registros, o canal do Instituto Femusc no YouTube já abriga a maior coleção online de música erudita do país, consolidando-se como uma referência cultural.
Para assistir aos concertos e conferir a programação completa, basta acessar o canal oficial do Femusc no YouTube.