Ana Clara Cardoso de Aguiar fechou a temporada no mar com conquista dupla. A jaraguaense de 13 anos disputou a final do Circuito Surf Talentos Oceano, na Prainha, em São Francisco do Sul, e se sagrou campeã catarinense na categoria Sub-16, além de segunda colocada no Sub-14.
No Sub-16, ela só poderia perder o título para Luiza Teixeira. Após avançar duas baterias em primeiro lugar, Aninha terminou na terceira posição da etapa, à frente da concorrente, e confirmou a ponta geral. Além disso, garantiu vaga para o Brasileiro de 2025 que abre as portas para o ISA Games.
Já no Sub-14, a jovem ficou com o vice-campeonato mesmo caindo logo no primeiro round e também vai para o Brasileiro do ano que vem nesta categoria.
“Terminar o ano sendo campeã no surfe só reforça a capacidade que ela (Aninha) tem, levando em consideração que divide os treinos (com o skate) e na competição acaba encarando atletas que já estão especializadas numa modalidade só”, disse o pai Alecksandro.
Além dos compromissos no surfe, Aninha também terá uma agenda cheia no skate, modalidade em que foi campeã catarinense e brasileira de Park, e estadual de Bowl na temporada passada.
- De promessa à realidade: Jaraguaense é campeã brasileira de Skate Park
- Feito duplo: Jaraguaense é campeã catarinense de skate park e bowl
Apesar do susto enfrentado neste ano com a cirurgia por conta de uma fratura na tíbia, a jaraguaense voltou com o título dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina no Bowl e um bronze no Street, mas não conseguiu participar da seletiva para o brasileiro de Skate Park.
Mesmo assim, segue os trabalhos de olho no projeto de estar nas Olimpíadas de Los Angeles 2028 e na sua profissionalização em 2026.
A surfista/skatista, que hoje mora em Balneário Camboriú e compete por Itapema, vive uma vida de atleta profissional com suporte de fisioterapeuta, preparadores físico e de surfista renomados, além de outras atividades, como pilates, yoga, natação e consultas com uma psicóloga para controle da parte emocional.