O médico Marcelo Evandro dos Santos – indiciado pela Polícia Civil, na noite de segunda-feira (14), por lesão corporal gravíssima contra uma paciente, que prevê pena de até cinco anos de prisão – enfrenta, atualmente, pelo menos outros oito processos relacionados a erros em cirurgias plásticas, tendo sido condenado pela Justiça em um desses casos.
Além dos processos judiciais, o profissional já sofreu sanções de órgãos reguladores, como o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), devido à sua atuação na área.
- Cirurgia X-Tudo: MPSC investiga atuação de médico acusado de deformar pacientes
- Cirurgia X-Tudo: Entenda como é o procedimento e os seus riscos
Um dos casos mais graves envolvendo Marcelo ocorreu em 2012, quando uma paciente de 39 anos morreu após passar por uma lipoaspiração realizada pelo cirurgião em Curitiba, no Paraná. A mulher, insatisfeita com o resultado da primeira intervenção, decidiu se submeter a um novo procedimento com o mesmo médico. Logo no início da cirurgia, ela apresentou um quadro de insuficiência respiratória e morreu no mesmo dia.
Segundo informações levantadas, a clínica de Marcelo Evandro dos Santos não contava com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adequada, o que obrigou a transferência da paciente para um hospital, onde foi constatada sua morte cerebral. Apesar de o médico ter prestado auxílio financeiro à família da vítima, ele desapareceu após o enterro da paciente.
A Justiça condenou Marcelo a pagar uma indenização de R$ 100 mil para cada um dos dois filhos e ao marido da vítima, totalizando R$ 300 mil. No entanto, segundo relatos da família, o valor nunca foi quitado e o processo criminal contra o médico ainda segue em aberto.
Marcelo Evandro dos Santos permanece no centro de diversas investigações e processos judiciais, que apontam para uma série de irregularidades em suas práticas como cirurgião plástico. As autoridades continuam monitorando o caso enquanto as famílias das vítimas lutam por justiça.
O que diz o médico
Leia abaixo a nota completa do médico Marcelo Evandro dos Santos.
“Em 23 anos na área da medicina, atuando nas especialidades de cirurgia geral e cirurgia plástica, sempre priorizei a saúde e o bem-estar dos meus pacientes, prestando o atendimento mais personalizado e humano possível, além de seguir e respeitar o Código de Ética Médica e todos os princípios e valores da profissão.
Solicito todos os exames necessários e forneço todas as orientações pré e pós-operatórias, além de estar sempre à disposição dos meus pacientes para atendimento e acompanhamento em casos de eventuais intercorrências. Esclareço que existem reações biológicas inerentes a cada paciente, as quais são informadas em termos de consentimento antes de cada cirurgia”.