Chamada popularmente de X-Tudo, esse tipo de cirurgia plástica é realizada quando médicos e pacientes decidam pelos ações combinadas em mais áreas do corpo, sob efeito de apenas um protocolo anestésico, o que diminui o tempo de recuperação.
Os procedimentos não são proibidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), mas o médico deve alertar o paciente sobre os riscos como: não exceder o limite de retirada de gordura (até 7% do peso corporal), não ultrapassar mais que 40% da superfície do corpo e não deixar o tempo de protocolo anestésico passar de 8 horas.
- Cirurgia X-Tudo: MPSC investiga atuação de médico acusado de deformar pacientes
- Cirurgia X-Tudo: Médico indiciado em SC responde a outros processos
Conforme os padrões da SBCP, a maioria dos estudos alertam que um tempo cirúrgico de 4 horas o sinal está verde. De 4 a 6 horas ascende o sinal amarelo. A partir de 6 horas o sinal vermelho aparece. Com o aumento do tempo cirúrgico eleva-se os riscos de tromboembolismos, podendo levar a perigosa embolia pulmonar
O tempo cirúrgico é bem característico de cada médico, uns são mais rápidos ou mias lentos. Contudo a média das cirurgias são, para a mastopexia são de 2 a 4 horas, a abdominoplastia 2 horas e 2 horas para uma lipoescultura bem feita. Ou seja, se formos fazer todas podemos levar de 6 a 8 h de cirurgia. Tornando estas associações, na maioria das vezes, proibitivas.
É claro que cada caso deve ser avaliado individualmente. Existem exceções, que devem ser estudadas em particular com o seu médico
Ainda de acordo com especialistas, na maioria das vezes não possível fazer um “X-Tudo” (mastopexia, lipoescultura e abdominoplastia), mas eventualmente um ” X-Salada EG”, como uma lipo, abdominoplastia e um implante de prótese simples, sem retirada de pele.