Os 10 melhores destinos para ecoturismo em Santa Catarina

Foto: ICMBIO/Divulgação

Por: Priscila Horvat

14/10/2024 - 16:10 - Atualizada em: 14/10/2024 - 16:15

Não é novidade que o Brasil é um destino lembrado por suas belezas naturais que vão desde os passeios mais tradicionais, como praias, até opções mais radicais ou de ecoturismo.

Santa Catarina é um dos Estados ricos em natureza e que oferecem diversos locais para a prática do ecoturismo. Essa atividade, conduzida de maneira responsável e com foco na preservação ambiental, promove o contato direto com a natureza, respeitando os princípios do desenvolvimento sustentável.

Particularmente, o solo catarinense proporciona algumas das melhores experiências de ecoturismo do país, com atividades que vão desde caminhadas em trilhas cercadas pela mata até práticas mais aventureiras, como rafting, observação de baleias, cicloturismo, canionismo, e esportes aquáticos como kitesurfe e windsurfe.

Com uma paisagem que abrange áreas litorâneas, montanhas e zonas rurais, o estado se destaca como um local privilegiado para quem busca explorar o meio ambiente de maneira sustentável e ativa. Se a ideia é se encantar no próximo destino, Santa Catarina pode e deve fazer parte de sua lista. Conheça e encante-se com destinos naturais e instagramáveis, recheados de trilhas exuberantes, cachoeiras cristalinas, montanhas majestosas, Mata Atlântica preservada, cânions deslumbrantes e a rica diversidade de fauna e flora:

Foto: Renato Machado

1) Ascurra

Conhecida como a cidade mais simpática do Vale Europeu, Ascurra é um município pequeno e acolhedor com forte influência europeia. Localizada em uma região cercada por montanhas e vales ao longo do Rio Itajaí, entre as principais atrações turísticas de Ascurra está a Cachoeira Salto da Mineira, com mais de 30 metros de altura, um verdadeiro convite ao ecoturismo e à apreciação da natureza.

Outra atração imperdível é a Fenda Cruz de Pedra, uma impressionante formação geológica que remonta a mais de 200 milhões de anos, durante a era Gondwana, e se estende por 300 metros de comprimento, proporcionando uma experiência única e fotos surreais.

Para os amantes da natureza que desejam uma imersão ainda mais profunda, a Serra da Leoa Parque é uma reserva ecológica encantadora, com diversas rotas que incluem lagoas, riachos e trilhas ecológicas ideais para trekking e ciclismo.

A Cachoeira Salto Andorinha, dividida em grutas e com uma vista deslumbrante do Vale Europeu, é outro ponto de interesse para os turistas que buscam se conectar com a natureza.

Foto: Portal de Turismo de Porto União

2) Porto União

A cidade é um destino imperdível para quem busca uma experiência intensa de ecoturismo combinando belezas naturais com um forte apelo histórico.

Canoagem, rapel e trekking, são algumas das atividades que oferecem contato direto com a natureza em Porto União. Entre os principais pontos turísticos está o Complexo Turístico Morro da Cruz, que oferece uma vista panorâmica de toda a cidade, além do Mirante Arno Dickel, de onde é possível apreciar o exuberante cenário natural.

O charme histórico pode ser visto nas edificações que remontam ao início do século XX e locais emblemáticos, como a passagem das tropas pelo Vau do Rio Iguaçu, onde a cidade teve seu início.

Porto União também se destaca pela grande quantidade de cachoeiras, rios, vegetação nativa e fauna silvestre. Os visitantes têm à disposição mais de 150 cachoeiras, incluindo a imponente Salto do Rio dos Pardos, com 72 metros de altura, sendo a mais alta da região, ideal para os amantes de rapel.

Foto: Portal de Turismo Doutor Pedrinho

3) Doutor Pedrinho

Encravada em uma paisagem dominada por montanhas, cânions, quedas d’água, cachoeiras e uma vasta área verde, a cidade é ideal para quem busca aventura e contato direto com a natureza.

Com 60% de sua área coberta por florestas e morros que chegam a mais de 1000 metros de altura, Doutor Pedrinho também atrai casais em busca de uma experiência única, sendo um destino procurado por quem quer uma lua de mel diferenciada, longe da mesmice.

Entre as principais atrações está a cachoeira Véu da Noiva, com 63 metros de altura, perfeita para a prática de rapel e trekking. Para aqueles que desejam uma imersão ainda mais profunda na cultura local e na natureza, a Trilha da Sapopema é uma excelente escolha, levando ao encontro com a comunidade indígena Xokleng e a degustação de uma refeição típica, o Capung, um assado indígena tradicional.

Foto: Guia do Turismo Brasil

4) Alfredo Wagner

Os turistas encontram na cidade opções de roteiros rurais, ecológicos, religiosos e históricos. Os principais pontos de atração de ecoturismo incluem grutas, cachoeiras, cavernas e sítios arqueológicos que enriquecem a região.

Entre os destaques está o Campo dos Padres, uma cordilheira que se estende até a Serra Geral, no Rio Grande do Sul. O local oferece uma vista deslumbrante, especialmente ao pôr do sol, sendo uma experiência inesquecível para quem se aventura até o topo. A beleza da paisagem compensa o esforço da subida, tornando o local ideal para capturar belas imagens e desfrutar de momentos de contemplação.

Já o Parque Municipal Governador Kleinubing oferece uma vista panorâmica da cidade. Para os mais aventureiros, a Gruta do Poço Certo é imperdível, com mais de 40 metros de altura em meio à mata densa para a prática de rapel. O silêncio do local, que já foi um cemitério indígena, acrescenta um toque místico à experiência.

Foto: Portal de Turismo Vale Europeu

5) Apiúna

Famosa por ser a capital brasileira da tangerina e celebrar anualmente sua colheita com um festival que coincide com o aniversário do município em julho, Apiúna oferece um passeio encantador pela Estrada de Ferro Santa Catarina, que após sua revitalização, permite aos visitantes contemplarem as belas paisagens do Vale de Matador até a cidade.

O local também é ideal para os praticantes de trekking, com o Morro da Cruz oferecendo uma trilha de dificuldade média, com duração de mais de três horas.

Para os amantes de esportes radicais, Apiúna se destaca pela prática de rafting no rio Itajaí-Açu, com níveis de dificuldade que variam de classe II a IV, sendo perfeito para aventureiros experientes.

Já para os iniciantes no ecoturismo, a cidade oferece a emocionante experiência de descer de rapel na Cachoeira do Baú ou no Cânion 3 Dedos, com alturas que variam entre 35 e 40 metros, proporcionando adrenalina e vistas deslumbrantes.

Foto: ICMBIO/Divulgação

6) Parque Nacional Aparados da Serra

Essa sugestão é tão extensa que vale por um roteiro, como se fosse uma cidade. O Parque Nacional de Aparados da Serra, localizado na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é uma importante área de preservação ambiental que se destaca por suas paisagens impressionantes.

O cenário é dominado por desfiladeiros com paredões verticais que chegam a 700 metros de altura, contrastando com os campos ondulados do planalto. O parque abrange uma área de mais de 13 mil hectares e, em conjunto com o Parque Nacional da Serra Geral, cobre aproximadamente 30 mil hectares.

Entre os principais atrativos do parque estão as trilhas do Vértice e do Cotovelo, a Cachoeira das Andorinhas, a Cascata Véu da Noiva e o famoso Cânion do Itaimbezinho, que se estende por 5,8 km e atinge até 720 metros de altura.

A trilha do Rio do Boi, que requer a presença de um guia credenciado, permite que os visitantes explorem o interior do cânion, oferecendo uma experiência única e desafiadora.

Foto: Praia do Rosa/Divulgação

7) Imbituba

Eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como um dos 10 paraísos desconhecidos mais belos do mundo, a Praia do Rosa, localizada no município de Imbituba, é um destino imperdível para os amantes do ecoturismo.

Uma atividade muito popular na Praia do Rosa é a observação de aves, conhecida como Birdwatching. Além disso, o local oferece lagoas encantadoras, trilhas deslumbrantes, espaços para meditação e um centro movimentado, além da oportunidade de praticar esportes aquáticos.

A Praia do Rosa também é muito conhecida por ser um paraíso para os surfistas, que encontram uma verdadeira comunidade do surf no local e que, além de contribuírem para a economia da região, ainda ajudam com a preservação da natureza e práticas sustentáveis.

Foto: Portal Municipal de Turismo de Abelardo Luz

8) Parque das Quedas

O Parque das Quedas, situado em Abelardo Luz, é um destino encantador para quem busca conexão com a natureza. Gerido pelo Hotel Quedas, o local oferece uma paisagem impressionante diante das Quedas do Rio Chapecó, onde os visitantes podem explorar trilhas e se refrescar em banhos de cachoeira, tornando o passeio uma experiência relaxante e revitalizante.

O parque abriga um total de sete quedas d’água no Rio Chapecó e outras três no Rio das Éguas. Além disso, o local oferece uma estrutura completa com cabanas, piscina com tobogã, churrasqueiras, trilhas ecológicas, pista de motocross, pesque-pague e um observatório de pássaros.

Os visitantes também podem explorar os paredões de pedras, três ilhas e um bosque, proporcionando uma diversidade de atividades para toda a família.

Foto: O Bicicleteiro

9) Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro é famosa por ser a estrada mais icônica do Brasil, com suas curvas fechadas e mirantes tão deslumbrantes que fazem com que muitos turistas façam inúmeras paradas para fotografar a paisagem, que parece sempre mais bonita a cada curva.

Localizada entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, no sul de Santa Catarina, o trecho da rodovia SC-390 é caracterizado por subidas íngremes, curvas sinuosas e vistas impressionantes de penhascos e montanhas.

A mais de 1.460 metros de altitude, um mirante oferece uma vista espetacular da estrada. Além de apreciar a beleza digna de filme, os visitantes têm a oportunidade de explorar trilhas, conhecer outros mirantes, visitar cachoeiras e cânions, e até descobrir vinícolas na região.

Foto: Portal de Turismo Vale Europeu

10) Botuverá

O charmoso município de Botuverá abriga uma variedade de locais fascinantes, incluindo cachoeiras, grutas impressionantes e trilhas incríveis.

A cidade é famosa por abrigar a maior caverna do Sul do Brasil, que atrai visitantes em busca de aventuras no Parque das Grutas. A experiência de testemunhar formações naturais e impressionantes, como estalactites, estalagmites, travertinos, cortinas, chão de estrelas, fendas, vielas e passagens em labirintos e salões, é um roteiro imperdível para qualquer amante da natureza!

 

Santa Catarina é um verdadeiro paraíso para os apaixonados por ecoturismo, para quem ama o contato com a natureza e aprecia o ar puro.

Antes de sair de casa, procure os horários de funcionamento de cada atração, quais dias pode acessar e quais opções exigem a presença de um guia. E não se esqueça dos mandamentos de quem pratica o ecoturismo:

  • Não deixe nada além de pegadas;
  • Não leve nada além de saudades;
  • Não tire nada além de fotos;
  • Não mate nada além de tempo.

A aventura te espera em Santa Catarina!

Notícias no celular

Whatsapp