O jogo contra o Liverpool, realizado neste domingo (8) pela segunda rodada do Campeonato Uruguaio, foi o primeiro do Nacional-URU após o falecimento de Juan Izquierdo, que ocorreu no dia 27 de agosto.
Os jogadores de ambas as equipes entraram em campo no Gran Parque Central usando camisas especiais em homenagem a Izquierdo, com seu rosto estampado na frente e o número 3, acompanhado pelo nome do zagueiro, nas costas.
A emoção tomou conta dos companheiros de Izquierdo, que não conseguiram conter as lágrimas durante as homenagens. A demonstração de respeito também se fez presente nas arquibancadas, onde torcedores levantaram bandeiras e camisas com a imagem do defensor.
O caso
Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca no fim do segundo tempo da partida diante do Tricolor e caiu no gramado, precisando sair de ambulância direto para o hospital. No caminho, ele teve uma parada cardíaca e foi preciso manobras de “ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, tendo o paciente retornado à circulação espontânea”.
A situação piorou nos últimos dias e o Albert Einstein atualizou o boletim médico na noite de segunda-feira (26), revelando um quadro neurológico crítico. Antes, a cônsul do Uruguai, Marta Echarte, havia declarado que a situação do zagueiro era “praticamente irreversível”, até o Nacional divulgar a morte cerebral do atleta.
O jogador estava internado na UTI, mas não respondeu aos tratamentos e teve a morte confirmada, aos 27 anos.