Você sabe qual é a cor de olho mais rara do mundo? É comum olhar pela primeira vez nos olhos de alguém e se admirar com a cor daquele olhar. Quantas vezes você já se pegou dizendo, ou ouviu dizer algo como “Você viu a cor dos olhos de Fulano, que lindo?”. Fato é que aquele famoso brilho no olhar existe sim, e quanto mais diferente a cor desse olhar, mais fascinante ele se torna. Tanto, que existem diversas músicas, em diferentes idiomas, exaltando o olhar – e as cores dele.
Mas você já se perguntou qual é a cor de olho mais rara no mundo? E qual é a mais comum? E por que existem pessoas e animais que possuem um olho de cada cor? São muitas perguntas sobre um único assunto!
A diversidade de cores de olhos é um dos exemplos da beleza e da complexidade da genética. A cor dos olhos pode indicar uma parte da história de cada pessoa e sua origem familiar.
Além da genética, existem ainda dois fatores que contribuem de forma direta na cor dos olhos: a melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, aos olhos e cabelo, e a luz.
A cor de olho mais comum: castanho
Os olhos castanhos dominam o cenário global. Estima-se que cerca de 79% da população mundial tenha essa cor de olhos. A grande quantidade de olhos com esse tom predomina devido à alta concentração de melanina na íris, que resulta na cor marrom ou castanho-escuro.
Os olhos castanhos são comuns em quase todas as regiões do mundo, especialmente na África, Ásia e América Latina, onde a quantidade de melanina tende a ser maior devido à adaptação genética por causa do clima ensolarado.
Mel, âmbar e castanho-claro
Essas tonalidades são muito parecidas entre si, e derivam do castanho. O que as difere é uma quantidade um pouco menor de melanina na íris.
Na classificação de quantidade, é como se essas cores tivessem melanina moderada, como um tom mediano entre o castanho mais escuros e cores realmente mais claras.
Como recebem pigmento amarelo, essas três cores ainda podem aparentar outras tonalidades derivadas quando combinadas com a luz. Ou seja, dependendo da forma (ambiente e luz) que essa íris é exposta, pode parecer mais ou menos clara do que realmente é.
Azul, da cor do mar
Os olhos azuis, que são muito apreciados por sua beleza, são relativamente raros: eles estão presentes em cerca de 8% a 10% da população mundial e costumam ser mais comuns em populações do norte da Europa.
A cor azul é o resultado de uma quantidade menor de melanina na íris, combinada com a dispersão da luz. A conta de menos melanina e mais luz resulta na tonalidade que enxergamos.
Alguns estudos apontam a possibilidade de todos os olhos azuis tenham uma origem genética comum, rastreada até um único ancestral que viveu entre 6 e 10 mil anos atrás.
A cor de olho mais rara: verde
Apenas 2% da população mundial recebeu esse presente da natureza: a cor verde é a mais rara nos olhos, e são encontradas principalmente em países como Irlanda, Escócia, Alemanha e Islândia.
A cor, que é sinônimo de esperança, muitas vezes também é descrita como misteriosa e cativante.
O verde surge devido a uma combinação única de pouca quantidade de melanina e a dispersão da luz pela íris. Isso cria uma tonalidade que pode variar entre o verde claro e o mais escuro e profundo.
Heterocromia
Esse é o nome técnico da condição em que uma pessoa ou animal possui um olho de cada cor, uma característica rara que ocorre devido às variações na distribuição ou na quantidade de melanina.
A condição é mais comum em certas raças de animais, como cães da raça Husky Siberiano ou gatos da raça Angorá Turco.
Existem três tipos de heterocromia: a completa, quando cada olho tem uma cor diferente; a parcial, quando uma parte da íris tem uma cor diferente do restante do mesmo olho, criando um efeito de dois tons distintos em um mesmo olho; e a central, quando a íris tem um anel de uma cor ao redor da pupila e o restante da íris tem uma cor diferente.
A heterocromia pode ser causada por vários fatores, entre eles, variação genética benigna, condições médicas, traumas ou lesões oculares.
Influência genética na cor dos olhos
A cor dos olhos é determinada por múltiplos fatores, o que a torna complexa. No geral, os genes para olhos castanhos são geralmente dominantes, enquanto os genes para olhos azuis e verdes são recessivos.
Ou seja, mesmo que alguém herde um gene para olhos castanhos e outro para olhos azuis ou verdes, a cor castanho tende a predominar.
Seja qual for a cor dos seus olhos, eles são uma janela única para o seu mundo e sua alma!