Governo do Estado lança portal com informações sobre a saúde pública catarinense

Foto: Marco Fávero/Secom

Por: Pedro Leal

26/03/2024 - 16:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:55

A fim de dar mais transparência às informações em saúde, facilitando o acesso aos dados e a tomada de decisão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou o Portal de Informações em Saúde do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (CIEGES/SC). A nova plataforma digital, que se apresenta de forma mais robusta e acessível à sociedade em geral, traz informações epidemiológicas, dados estatísticos e estudos sobre a saúde pública catarinense.

“A transparência cria um ambiente de confiança mútua entre a população e os gestores da saúde pública. Quando as informações sobre recursos, investimentos, ações e resultados são facilmente acessíveis e compreensíveis, a comunidade se sente parte do processo, podendo exercer seu papel de controle social e contribuir para a tomada de decisões mais assertivas”, reforça a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O Portal de Informações em Saúde é um ambiente de inteligência e gestão. “É um portal de informações que reúne dados de diferentes áreas da saúde, fornecendo análises mais precisas, atualizadas e aplicáveis sobre a situação de saúde no Estado, para apoiar gestores e profissionais numa tomada de decisão eficaz relacionada à saúde pública. Por ele, a população também consegue ter acesso às informações de saúde”, explica Eduardo Macário, coordenador do CIEGES/SC.

Nesta primeira fase de implantação, o portal disponibiliza painéis compilados com informações de quatro áreas de atendimento do SUS: Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Especializada, Vigilância em Saúde e Coronavírus.

  • Sala de Situação da Atenção Primária à Saúde: apresenta o monitoramento das ações do primeiro nível de atenção em todo o estado de Santa Catarina. Traz indicadores, valores do cofinanciamento estadual da APS, municípios por regiões, unidades de saúde e profissionais da APS, cobertura e capacidade instalada da APS, além de informações sobre triagem neonatal, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Mais Médicos no território catarinense e prevenção do Suicídio na APS.
  • Atenção Especializada: apresenta um panorama sobre a situação dos hospitais que atendem média e alta complexidade pelo SUS em Santa Catarina. Traz dados sobre a ocupação de leitos (clínicos, UTI e enfermaria), referência dos hospitais, lista de espera SUS, situação da fila de espera para cirurgias oncológicas, além dos valores do incentivo da Política de Valorização dos Hospitais e da Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas.
  • Vigilância em Saúde: possui o painel de monitoramento de casos e óbitos por Dengue e Chikungunya; informações sobre exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) referente à Dengue, Monkeypox e vírus respiratórios; e também a ferramenta de tabulação de dados do SUS, conhecida como TABNET.
  • Coronavírus: possui informações de casos e óbitos de Covid-19 no estado, vigilância laboratorial e genômica do vírus SARS-CoV-2, monitoramento de vírus de transmissão respiratória, e o painel do Vacinômetro da Covid-19.

A proposta é monitorar, em tempo real e oportuno, todas as informações em saúde dos 295 municípios catarinenses. Para isso, diversos indicadores epidemiológicos e de gestão serão gradativamente disponibilizados no Portal de Informações do CIEGES/SC, como: dados de vacinação, hospitalizações por síndromes respiratórias, tempo de espera para realização de cirurgias eletivas, monitoramento de indicadores de planejamento, atendimentos hospitalares eletivos, de urgência e emergência, número de servidores em atividade, monitoramento de contratos e produção hospitalar, estoque de medicamentos e insumos, dentre outros.

O Portal de Informações do CIEGES/SC é acessado pelo URL https://cieges.saude.sc.gov.br/ .

O que é o CIEGES/SC

O Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (CIEGES/SC) é um ambiente de inteligência e gestão de saúde com capacidade para estruturar, organizar e disseminar informações estratégicas. O foi criado para subsidiar o processo de tomada de decisão da gestão estadual do SUS e disponibilizar o acesso à informação em saúde para a população catarinense.

Instituído pela Portaria SES/SC n° 710, de 01 de agosto de 2023, o CIEGES/SC é um setor vinculado diretamente ao gabinete da Secretária de Saúde, integrando a estrutura da SES/SC. Além de ser um ambiente digital, está estruturado em um espaço físico e tecnológico, por meio de uma sala de situação que será utilizada como laboratório e local onde decisões possam ser tomadas diante de diferentes cenários.