Internado desde quinta-feira (22) após um mal súbito no jogo contra o São Paulo, no Morumbis, pela Libertadores, o zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, morreu na noite desta terça (27), no Hospital Albert Eistein, na capital paulista.
O jogador estava internado na UTI, mas não respondeu aos tratamentos e teve a morte confirmada, aos 27 anos.
Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca no fim do segundo tempo da partida diante do Tricolor e caiu no gramado, precisando sair de ambulância direto para o hospital. No caminho, ele teve uma parada cardíaca e foi preciso manobras de “ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, tendo o paciente retornado à circulação espontânea”.
🇧🇷 #SaoPaulo || Notícias 📹📡 23 de agosto 2024 🗓
🗣 Foi desesperador tudo o que ocorreu ontem no estádio do Morumbi, o jogador do Nacional do Uruguai passou mal na noite desta quinta-feira (22) durante partida de futebol contra o São Paulo, pela Copa Libertadores, e precisou… pic.twitter.com/o1MVWvkpBh
— Eliabe Nascimento 🇧🇷 𝕏 (@ESRNascimento) August 23, 2024
A situação piorou nos últimos dias e o Albert Einstein atualizou o boletim médico na noite de segunda-feira (26), revelando um quadro neurológico crítico. Antes, a cônsul do Uruguai, Marta Echarte, havia declarado que a situação do zagueiro era “praticamente irreversível”, até o Nacional divulgar a morte cerebral do atleta.
Em solidariedade, o Campeonato Uruguaio está interrompido e não há previsão para sua retomada.
Izquierdo começou a carreira no Cerro, do Uruguai, passou pelo Montevideo Wanderers e se transferiu para o Atlético San Luis, do México. Na volta ao país de origem, defendeu novamente o Wanderers, o Nacional, o Liverpool e retornou ao Nacional em 2024.