O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua primeira visita a Santa Catarina, participou do evento de inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, realizado na manhã desta sexta-feira (9). O evento foi realizado em um dos quatro túneis da estrutura e contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
O governador Jorginho Mello (PL) não esteve na cerimônia, pois está em Vitória, no Espirito Santos, onde participa do encontro de governadores do Sul e do Sudeste. A vice-governadora Marilisa Boehm e o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, representaram o governo do estado.
Apesar de ter sido entregue, após 12 anos de atraso e um investimento de R$ 3,9 bilhões, o Contorno Viário da Grande Florianópolis só será entregue aos usuários neste sábado (10), às 15h. Conforme a Arteris Litoral Sul, concessionária da rodovia, há a necessidade de desmontar o palanque montado para a inauguração e ainda faltam terminar pequenas obras da vias.
O Contorno Viário tem 50 km de extensão, com quatro túneis e um traçado de poucos aclives e declives. Ele foi construído para ser uma rota alternativa à BR-101 na região. De acordo com a Arteris, serão necessários 40 minutos para cruzar o percurso que vai de Biguaçu a Palhoça no sentido sul, ou vice-versa no sentido norte.