Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Postos de saúde de Jaraguá lotados contra a gripe

Idosos e crianças são maioria a buscar imunização - Fotos: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

26/04/2016 - 04:04 - Atualizada em: 27/04/2016 - 08:04

O primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe foi marcado por postos de saúde lotados e muita fila em Jaraguá do Sul. Apesar de as equipes estarem preparadas para o movimento intenso, a procura ultrapassou as expectativas e gerou correria nas unidades, principalmente no período da manhã. Alguns estabelecimentos já registravam filas antes mesmo de abrirem as portas, como foi o caso da unidade da Reinoldo Rau e da Barra do Rio Cerro. A campanha, que segue até o dia 20 de maio, deverá imunizar mais de 35 mil pessoas no município, sendo que no primeiro lote é de dez mil doses.

Segundo a supervisora de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Kneipp, ainda nesta semana o município deverá receber mais 20% do total de doses, o que gira em torno de sete mil vacinas. O total deve ser repassado em quatro lotes. Em todo o Estado, 754.130 doses darão início à imunização. A meta é aplicar 80% das 1.739.814 vacinas destinadas às pessoas dos grupos prioritários.

Segurando a filha sobre os ombros, o profissional da construção civil Eduardo Paiter, de 34 anos, se esforçava para manter a pequena distraída enquanto esperava por atendimento. O pai fez questão de dizer que não se incomodava com o movimento, mesmo depois de esperar por mais de uma hora na fila, que já invadia a calçada da Reinoldo Rau. “Eu esperava até mais. A gente sabe que está todo mundo um pouco assustado, querendo resolver o quanto antes. É só ter um pouco de paciência”, disse o pai, sem perder o bom humor.

Junto com ele, cerca de 80 pessoas esperavam por atendimento antes mesmo das 9h da manhã no posto da Reinoldo. Segundo a enfermeira responsável pela unidade, Maria Fogaça, a equipe se organizou de forma a garantir um atendimento rápido e sem entraves. Mas com a grande procura é normal haver alguma espera. “O primeiro dia sempre é mais movimentado e esta semana em geral deve ficar assim. É importante lembrar que quase todos os postos estão participando da campanha e não é preciso se deslocar dos bairros para o Centro para se vacinar”, relembra a profissional. No total, 21 das 24 unidades de saúde básica do município participam da vacinação.

No posto de saúde da Barra do Rio Cerro, a procura também estava grande e antes da metade da manhã já havia ultrapassado a média de 30 aplicações estimada pela equipe. Cerca de 70 pessoas aguardavam atendimento no local quando o agricultor João Fusi, de 49 anos, foi chamado para a sala de vacinação. Hipertenso, o jaraguaense disse ficar mais tranquilo com a vacina, que faz questão de tomar todos os anos.

Para quem não tem tanta pressa, a recomendação é procurar o posto de saúde no dia D da campanha, que acontece dia 30 de abril. “Neste dia os postos estarão trabalhando só para isso”, salienta a técnica em enfermagem Valdirene da Silva. O atendimento será das 8 às 17 horas do sábado, sem interrupção para o almoço.

abre - gripe - eduardo montecino

O profissional da construção civil Eduardo Paiter, levou a filha para se vacinar no primeiro dia 

Cuidados básicos são complementos importantes à vacina
Uma das maiores preocupações dos profissionais da saúde está em mostrar a importância de manter outros cuidados básicos, além da vacina. Na posto de saúde do Rau, a equipe faz questão de distribuir folderes explicativos, trazendo, inclusive, algumas sugestões diferentes das tradicionais. “Um estudo americano mostra que fazer gargarejo com água morna e sal ajuda a limpar as vias respiratórias e redireciona microorganismos para o estômago, onde eles morrem devido à acidez. Em crianças, também dá para molhar um cotonete na mistura e usar para limpar o nariz”, aconselha a responsável pela unidade, Francisca Máximo. Chá de hortelã ou capim limão, por exemplo, também ajudam a manter a imunidade alta.

Quem pode se vacinar nos postos de saúde
São considerados grupos de risco: crianças menores de cinco anos, pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz recentemente), profissionais da saúde e pacientes com doenças crônicas. Lembrando que doentes crônicos que não frequentam uma unidade municipal de saúde precisam levar consigo, além da identidade e carteira de saúde, uma prescrição médica por escrito, especificando a doença.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação