Neste sábado (23), a partir das 9h, o Moconevi (Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu) estará na Praça Ângelo Piazera, convidando os moradores de Jaraguá do Sul a refletirem sobre o racismo. A entidade promove um planfletagem para marcar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que foi celebrado no 21 de março.
A data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em memória ao massacre de Shapeville, em Johanesburg, na África do Sul, ainda na década de 1960.
Segundo o presidente do Moconevi, Francisco Alves, a ação deste sábado tem o intuito de promover conscientização e engajamento da comunidade, além de informar ao público sobre o trabalho desenvolvido. “Este é um momento de reflexão sobre a discriminação racial para nós jaraguaenses, por isso convido a todos para se juntarem a nós.”
O que é o Moconevi?
O Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi) foi fundado em Jaraguá do Sul no dia 5 de agosto de 2001 e abrange também Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba. Desde então, o grupo possui forte presença em todo o Estado também.
O presidente da entidade, Francisco Alves, conta que o Moconevi busca incentivar o combate ao racismo e qualquer tipo de discriminação em escolas, faculdades e espaços públicos. O Movimento realiza atividades, palestras e programas interativos.
“Estamos há mais de duas décadas nesta luta para combater a discriminação, que, querendo ou não, permeia nossa realidade. Por vezes, pensamos que o racismo é algo distante, quando na verdade, ocorre diante de nossos olhos”, declara Francisco.
Ele comenta que tem muito orgulho da proporção que o movimento tomou. “Começamos sem ter a certeza se daria certo, mas sempre realizamos tudo com muito amor e cuidado. E hoje posso dizer que o Moconevi mudou vidas e continuará mudando”.
Serviço:
O que: Ação do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
Quando: sábado (23), a partir das 9h;
Onde: Praça Ângelo Piazera, Centro de Jaraguá do Sul;
Instagram: @moconevi.negro;
E-mail: [email protected].