HU-UFSC passa ofertar Angioplastia Pulmonar por Balão pelo SUS em SC

Foto: Divulgação/HU-UFSC

Por: OCP News Florianópolis

19/03/2024 - 10:03 - Atualizada em: 19/03/2024 - 10:39

Na quarta-feira (20), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dará um passo importante na saúde pública catarinense ao ofertar um novo procedimento: Angioplastia Pulmonar por Balão. A técnica facilita a assistência dos pacientes com embolia pulmonar crônica que terão acesso a um tratamento mais eficaz e menos invasivo via Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, serão realizados quatro procedimentos por mês, sendo um por semana.

O HU-UFSC destacou-se ao realizar a primeira angioplastia pulmonar por balão em Santa Catarina em setembro de 2021, e agora, após receber autorização, torna-se o único Hospital a ofertar a técnica pelo SUS no estado. A retomada desse procedimento, interrompido durante a pandemia de Covid-19, representa um avanço significativo na assistência aos pacientes, em especial, do Centro de Referência em Hipertensão Pulmonar do HU-UFSC.

O coordenador do Centro, Roger Pirath Rodrigues, ressalta a importância desse marco. “Os pacientes precisavam ser encaminhados para outros estados e, aqueles que conseguiam, acabavam realizando o procedimento de maneira tardia, resultando em piora clínica e da doença”, destaca.

A capacitação dos médicos do HU-UFSC para realizar a angioplastia pulmonar por balão foi realizada em conjunto com o médico especialista em Hemodinâmica e Cardiologia

Intervencionista, Fábio Solano, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA/Ebserh), pioneiro da técnica no Brasil. “Esse procedimento exige um treinamento e uma experiência grande no setor de Hemodinâmica e os nossos médicos, coordenados pelo médico Roberto Leal da Silva, realizaram o treinamento e estão capacitados para realizar o procedimento”.

Entenda o procedimento

A angioplastia pulmonar por balão é um procedimento utilizado para desobstruir as artérias pulmonares bloqueadas por trombos, coágulos sanguíneos que causam obstrução no vaso sanguíneo. Durante o procedimento, os profissionais utilizam um cateter guia com um balão na ponta que, ao ser expandido, restabelece o fluxo sanguíneo nos pulmões. Embora ultra especializado, a angioplastia pulmonar é um procedimento rápido e menos invasivo do que uma cirurgia, facilitando a recuperação dos pacientes e reduzindo o tempo de internação.

A técnica é especialmente eficaz no tratamento da Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica (HPTEC), uma das referências do HU-UFSC. A HPTEC ocorre quando um trombo se aloja nos pulmões, dificultando a circulação sanguínea e aumentando a pressão nos pulmões, podendo causar insuficiência cardíaca e morte.

Notícias no celular

Whatsapp