Uma das formas de se comemorar os 150 anos de imigração italiana no Brasil, é enaltecer o rico legado deixado por essa comunidade que sempre contribuiu para a construção e a diversidade social, econômica, política e cultural do nosso país e, em especial, do nosso estado de Santa Catarina.
Desde o século XIX, os italianos trouxeram consigo não apenas sua força de trabalho, mas também sua cultura, tradições e valores que se integraram e enriqueceram a sociedade brasileira. A história nos dá conta de que a imigração teve início nos anos 1870, quando os primeiros italianos aqui chegaram em busca de melhores condições de vida e oportunidades de trabalho.
Ao longo dos anos, milhares deles se estabeleceram em diversas regiões do país, notadamente, no Sul e no Sudeste, onde contribuíram para o desenvolvimento de setores como a agricultura, a indústria e o comércio. A influência desse resiliente e extrovertido povo, pode ser vista em diversos aspectos da formação identitária brasileira, seja na gastronomia, na música, na dança, na arquitetura, no empreendedorismo ou na cultura.
Particularmente, em Jaraguá e região, a comunidade ítalo-brasileira é parte integrante da nossa sociedade, contribuindo para nosso desenvolvimento. Por isso, se faz digno reconhecer e valorizar o rico legado desse povo. Esse marco histórico de 150 anos de imigração italiana, foi merecidamente lembrado e celebrado na segunda-feira (26), em sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
A Rede OCP de Comunicação, dedica o presente Editorial em homenagem aos imigrantes italianos e a todos aqueles que, ao longo dos anos, ajudaram a construir nossa história. Que a herança deixada por eles seja sempre lembrada e celebrada com gratidão e respeito. Parabéns aos 150 anos de imigração italiana no Brasil!