A transição de um empresário para um cargo na gestão pública é fenômeno cada vez mais comum no Brasil. Sim, com a experiência adquirida no setor privado, muitos empresários se sentem motivados a aplicar seus conhecimentos na administração pública, buscando promover mudanças significativas.
No entanto, essa mudança não é isenta de desafios, devido, principalmente, às diferenças entre os dois setores, as expectativas da sociedade e as complexidades da administração pública.
No setor privado, o objetivo principal é a maximização do lucro e as decisões são tomadas via análises financeiras e busca por eficiência. Em contrapartida, na gestão pública o foco é o bem-estar da sociedade, com decisões considerando a justiça social, a equidade e a responsabilidade fiscal.
Ademais, os empresários costumam tomar decisões rápidas e baseadas em dados de mercado. No setor público, porém, o processo enfrenta lentidão e burocracia (“Bürokratie”, em alemão, significando a “ditadura do escritório”), dependendo de cooptação de múltiplos stakeholders, incluindo os “migrantes” de coligações partidárias (muitas vezes, esdrúxulas) e os “politiqueiros” de segundas intenções.
Vale lembrar, ainda, que empresários estão habituados a gerir seus recursos e buscar financiamento através de investimentos e vendas. Na gestão pública, os recursos são limitados e dependem de orçamentos governamentais e impostos, o que restringe a capacidade de implementar mudanças rapidamente.
Outra diferença marcante é que no setor privado, o desempenho é medido principalmente por indicadores financeiros. Na gestão pública, o sucesso é avaliado através da satisfação do cidadão, da eficiência dos serviços prestados e da transparência nas ações.
O que mais desconcerta (adoecendo e, até, matando) um empresário, que migra para a gestão pública, é ter que conviver com algumas pessoas traiçoeiras, no “verbo” e/ou na ação …
Outrossim, empresários que tentam implementar mudanças enfrentam oposição de funcionários de carreira e de grupos adeptos acomodados do “status quo” (“zona de conforto”).
Mas, para mim, na política – este histórico teatro de falsidade, mentira, dissimulação e “mil e outros” desvirtuamentos de caráter – o que mais desconcerta um empresário vindo à gestão pública, é ter que conviver com equipes herdadas (não escolhidas a dedo), com pessoas traiçoeiras no “verbo” (falando por trás ou desviando informações) e na “ação” (com omissão, descumprimento ou sabotagem de projetos).
E, justamente, a deslealdade de parte da equipe pública que torna indispensável empresários na vida pública identificarem rapidamente comportamentos traiçoeiros e atuarem para resolvê-los, seja através de conversas diretas, reestruturações ou, em muitos casos, pela transferência para “bem longe” (a perder de vista).
Além disso, devem promover uma cultura de transparência e comunicação aberta (aos cidadãos) para prevenirem novas situações de traição.
Assim, caro Prefeito Reeleito José Jair Franzner (o “Guela” da família Franzner, por ter ficado banguela, dada uma infecção de seus dentes de leite e motivado a mãe Alminda Pradi Franzner a uma promessa pela sua não morte), você – que, na vida empresarial privada, já tinha uma saúde bem longe de um “oceano azul” – e que adentrou na gestão pública, cumprindo, de outra forma, a sua “dívida” missionária (legada pela mãe), por favor, cuide-se bem, pois 95% das doenças têm causas psicossomáticas e, assim, neste “chiqueiro” que é a política, procure continuar blindando-se aos “respingos” das decepções, pois estas adoecem o coração, a alma e o corpo e … até matam !!!
Livros 1/Insights, 2/Flashes, 3/Pitches e 4/Highlights,
disponíveis na Grafipel/Jaraguá do Sul
Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor
Emílio Da Silva Neto
PhD/Dr.Ing, Pós-Doc, Ex-Diretor Superintendente WEG
www.consultoria3s.com (Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)
www.fdc.org.br (Qualificando a Orientador e Professor)
www.arcoirisespecialidades.com (Cofundador)
https://ocp.news/colunista/emilio-silva (“Excelência no Dia a Dia”)
emiliodsneto (FaceBook/Instagram/LinkedIn)
[email protected]
47 9 9977 9595