Na manhã desta segunda-feira (26), Beatris dos Santos Barbosa, de 10 anos, foi a primeira a receber a vacina contra a dengue em Guaramirim.
“Graças à nossa organização conseguimos iniciar a vacinação hoje. Fico muito feliz porque isso mostra a nossa capacidade de atendimento à população e mostra a gestão eficiente que estamos fazendo”, afirmou o prefeito Osvaldo Devigilli.
A mãe, Márcia Eliane Vieira, diz que ficou muito feliz em saber que sua filha foi a primeira a ser vacinada. “Meu sentimento é de dever cumprido”, afirmou.
Márcia também demonstra gratidão pela disponibilização do imunizante e faz um convite a todos os pais ou responsáveis, para que levem os pré-adolescentes de 10 e 11 anos para tomarem a vacina: “Eu, como mãe, fico muito agradecida ao Sistema Público por poder vacinar minha filha contra a dengue, que está aí e é preocupante realmente. Muito obrigada por essa oportunidade, porque nós não tínhamos a vacina da dengue na rede pública e hoje ela está disponível. Então, vamos lá, mamães, levarem seus filhos para vacinar”, concluiu.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Deretti, o início da vacinação é um incentivo para que mais pré-adolescentes sejam vacinados. “Sem dúvida o que a Márcia fez, em levar sua filha Beatris para receber a primeira dose, é o comportamento que a gente espera dos outros pais do nosso município. O cenário na região é muito preocupante e Guaramirim também já está com epidemia de dengue.”
“Por isso me dirijo a cada um de vocês, pai, mãe ou responsável: se você tem um pré-adolescente com 10 ou 11 anos em casa, leve no AME para que ele seja imunizado. A dengue é uma doença séria que precisa da ajuda de cada um para ser combatida”, completou.
Horários
Em Guaramirim, a vacinação está acontecendo das 8h às 12h e das 13h às 16h no AME (Ambulatório de Especialidades) localizado na rua Henrique Friedmann, 415, Centro.
No sábado (2), a Prefeitura fará o “Dia D da vacinação contra a Dengue”, para os pré-adolescentes que não puderem receber o imunizante durante a semana. O horário será das 8h às 16h, sem fechar para o almoço.
Prevenção
Além da vacinação, uma medida importante para diminuir a proliferação da dengue é a eliminação dos criadouros de seu transmissor, o mosquito Aedes Aegypti. Mesmo os menores recipientes podem ser atrativos para o mosquito depositar seus ovos e, assim, se multiplicar.
Ressaltando as medidas de combate, o prefeito Osvaldo Devigili faz ainda um apelo à população: “Vamos fazer o dever de casa. Vamos olhar o quintal, vamos eliminar água parada. A dengue mata. Se cada um fizer sua parte, vamos conseguir acabar com o mosquito no nosso município”, concluiu.