Na segunda-feira (19), a Prefeitura de Joinville publicou o Decreto de Situação de Emergência em função da Dengue no município, compatível com Epidemia de Dengue.
A decisão leva em conta o acumulado de casos suspeitos, casos confirmados e o registro de cinco óbitos, desde o início de 2024.
Além disso, a Prefeitura avança o PlanCon (Plano de Contingência) para o Alerta Vermelho, que resulta na intensificação das ações e na instalação do Gabinete de Crise.
Enfatiza o prefeito Adriano Silva, “a situação de emergência e o alerta vermelho representam a gravidade da situação da Dengue em nossa cidade. Mais do que nunca, precisamos nos conscientizar que a Dengue mata”.
Em 2024, Joinville acumula 1.869 casos confirmados de Dengue.
Os bairros com mais casos são Saguaçu, Aventureiro e Boa Vista.
Em relação aos focos, a soma chega a 2.456, sendo os bairros Aventureiro, Paranaguamirim e Floresta os que mais tiveram focos mapeados.
No dia 9 de fevereiro, foi divulgado o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que indicou que 85% dos focos do mosquito em Joinville são encontrados nos quintais das residências.
O relatório levou em conta visitas realizadas em 5,8 mil imóveis em todas as regiões da cidade.
No sábado (17), foi realizado o “Dia D – Joinville Contra a Dengue”, que incentivou os joinvilenses a realizar vistorias em seus quintais para eliminar focos de água parada.
Quatro mutirões reuniram equipes da Prefeitura de Joinville, Forças de Segurança e voluntários nos bairros Aventureiro, Saguaçu, Morro do Meio e Paranaguamirim.
“Desde o ano passado, estamos intensificando nossas ações para o combate ao Aedes aegypti, mas é fundamental que a população colabore eliminando os focos de água parada. Durante o “Dia D”, no sábado, muitos focos foram eliminados. Precisamos nos unir contra a dengue”, completa o prefeito.