Gerar: uma força voluntária que salva vidas

Por: Editorial

20/02/2024 - 06:02

 

É considerável o diferencial de uma comunidade que conta com voluntários movidos pelo espírito de servir ao próximo, se colocando à disposição para intervir em situações de risco, emergências e desastres, muitas vezes arriscando suas próprias vidas para salvar outras. É uma força humana admirável. Sem horário marcado, sem distinção de dia ou de clima, eles estão sempre prontos para atender ao chamado da comunidade, seja em acidentes rodoviários, desastres naturais, incêndios, crises de saúde ou qualquer situação que exija uma resposta rápida e eficiente.

Além da disponibilidade, esses anjos abnegados se fazem profissionalmente treinados e qualificados em áreas como primeiros socorros, resgate, atendimento médico de urgência e segurança pública, e trazem consigo um conhecimento técnico que faz toda a diferença na qualidade do atendimento prestado às vítimas.

Outras características marcantes dessa força humana é a solidariedade, a empatia, a compaixão e o compromisso com o bem-estar alheio. Integrada e alinhada com as autoridades locais, serviços de emergência e demais instituições, essa força humana voluntária atua de forma colaborativa e organizada, garantindo uma resposta eficaz e eficiente diante das situações mais adversas.

Estamos falando do Grupo de Resgate de Alto Risco (Gerar), fundado em Jaraguá do Sul em 18 de agosto de 2009, como uma associação civil sem fins lucrativos, com o propósito de prestar auxílio direto aos órgãos de segurança pública e defesa civil nacionais e internacionais, sempre que solicitado.

Por isso, é preciso apoiar, valorizar e, sobretudo, auxiliar esse corpo de voluntários dedicado e abnegado, cujo trabalho incansável e altruísta torna nossa comunidade mais segura, solidária e resiliente. A propósito, com 15 anos de trabalho e tantas vidas salvas, são dignamente merecedores de uma sede própria.

 

Notícias no celular

Whatsapp