Universidade Corporativa CSM possibilita qualificação profissional dos colaboradores

Foto: CSM/Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

23/02/2024 - 13:02 - Atualizada em: 23/02/2024 - 13:25

A CSM, uma das principais empresas do ramo metalmecânico de Jaraguá do Sul e região, está desenvolvendo um projeto piloto no município em parceria com o Sesi e o Senai: a Universidade Corporativa.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos, Monise Servo Blasius, o objetivo do projeto é proporcionar aos colaboradores a oportunidade de aprimoramento em seus cargos, visando o crescimento profissional em suas carreiras e uma visão de futuro dos negócios da empresa.

Dos 350 colaboradores da CSM, 80 já iniciaram seus estudos na Universidade Corporativa – 25 estão fazendo MBA; 45 estudam nos cursos de Liderança; e 13 estão em cursos voltados à Gestão e Performance.

A analista de Recursos Humanos, Daihene Taís Cole, uma das idealizadoras da Universidade Corporativa, explica que o programa começou a ser desenhado em 2023 e em janeiro deste ano as ações começaram a ser colocadas em prática.

“A Universidade Corporativa é uma junção de iniciativas de desenvolvimento que visa aperfeiçoar o conhecimento dos colaboradore em todos os níveis, por meio de treinamentos internos e externos, tendo como base a cultura organizacional, liderança, gestão de processos, gestão de conhecimento e gestão de resultados”, detalha.

Aulas acontecem na própria empresa | Foto: CSM Divulgação

Formato adaptado às necessidades da indústria

O coordenador de Pós-Graduação no UniSENAI, professor Cláudio Olívio Piotto, observa que é a primeira vez que o UniSENAI desenvolve um projeto no formato ‘incompany‘, em que as aulas acontecem na própria empresa.

“É uma tendência inovadora na qual a universidade customiza o curso no formato que atenda as necessidades da indústria. No Projeto Pedagógico do curso existem as unidades curriculares e no planejamento realizado com a indústria, essas unidades curriculares são planejadas para que atendam as necessidades dessa empresa”, explica Piotto.

O professor destaca que o UniSENAI traz em sua concepção a teoria evidenciada na prática. “Ao atendermos a empresa conseguimos no final do MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho o Projeto Aplicado, em que os estudantes desenvolvem um projeto, uma proposta de melhoria nos processos internos”, completa.

Os cursos têm duração de 12 meses, com previsão de conclusão em maio de 2025. As aulas são ministradas às terças-feiras, iniciam às 17h30, após o expediente da empresa, e encerram às 21h30.

O supervisor de Produção, Nilson Schutzer, está participando do MBA Gestão de Alta Performance, que equivale a uma pós-graduação. O colaborador ressalta que o fato das aulas acontecerem dentro da empresa e o baixo custo para o aluno são grandes facilitadores para que ele possa se especializar profissionalmente. “Nós pagamos um valor irrisório para fazer o MBA e o restante é pago pela empresa. Os outros cursos, como o de Liderança de Base, por exemplo, são gratuitos”, informa.

O gerente de Supply Chain, Mark Hummel, destaca que além de inovadora a Universidade Corporativa é um projeto robusto, pois abrange todos os níveis de cargos em todas as áreas da empresa. “Não podemos ficar à mercê da falta de mão de obra qualificada na região. É um projeto inovador e para todos, que com certeza trará maior competitividade à empresa! É a CSM, mais uma vez, largando na frente!”, finaliza.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.