O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) foi homenageado nesta semana pelos 40 anos de dedicação ao serviço médico em Jaraguá do Sul. Em eventos marcantes realizados pelos hospitais São José e Jaraguá, o parlamentar rememorou o marco do seu primeiro plantão médico na cidade, ocorrido em 1984.
Durante as celebrações, Dr. Vicente compartilhou livros, anotações, cartas e receituários, proporcionando uma visão única da sua trajetória como médico neurologista pioneiro na região. Emocionou a plateia com histórias reveladoras sobre os desafios enfrentados na busca por aprimorar o atendimento médico à população e o seu profundo envolvimento com os pacientes. “Poder fazer a diferença na vida de inúmeros pacientes é a maior lembrança, o presente mais valioso”, ressaltou.
Destacando a importância da conduta médica humanizada, o deputado enfatizou: “conversar com o paciente, segurar a sua mão, olhar nos olhos, ganhar a sua confiança. Isso é ser médico. Sigo firme acreditando na ciência, na decência e no respeito ao ser humano.”
Nas redes sociais, Caropreso expressou seu agradecimento aos familiares, colegas médicos, enfermeiras, assistentes e pacientes que compartilharam com ele essas quatro décadas de dedicação à medicina.
Legado de Comprometimento
Dr. Vicente Caropreso graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1979, seguindo com a residência médica em Neurologia em Curitiba entre 1980 e 1983. Sua carreira incluiu o serviço como Tenente-Médico no 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, durante a época da grande enchente de 1983.
Aprovado em concurso público como médico neurologista no Ministério da Saúde em 1980, Dr. Vicente dedicou 35 anos de sua vida ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência – Inamps (hoje SUS).
Desde 1984 exerce a função de médico neurologista em Jaraguá do Sul, atendendo em consultório, hospitais e voluntariamente na APAE. Sua contribuição inclui a posição de diretor clínico do Hospital Jaraguá e a participação na criação do primeiro centro de diagnóstico por imagem de Jaraguá do Sul.
Vereadores pedem isenção do IPTU para atingidos pelas chuvas em Jaraguá
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, na quinta-feira (1°), uma moção de autoria de Nina Santin Camello (PP) e Jair Pedri (PSD) que destaca a necessidade de conceder isenção ou remissão do Imposto Predial e Territ
A justificativa apresentada na moção leva em consideração os impactos devastadores das chuvas que assolaram a cidade. O temporal deixou um rastro de sujeira e destruição em vários bairros do município, afetando não apenas o meio ambiente e as vias públicas, mas também causando danos significativos à casas e propriedades dos moradores. A gravidade da situação levou o prefeito Jair Franzner a decretar Situação de Emergência em Jaraguá do Sul em 29 de janeiro.
Eles ressaltam que a medida busca aliviar a carga financeira das famílias impactadas e colaborar na reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas. A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do apelo.
Material
Nina e Jair protocolaram também uma indicação legislativa que sugere à Prefeitura a disponibilização de material de construção, equipamentos sanitários, esquadrias, ferragens, revestimentos, material hidráulico e elétrico para os imóveis atingidos pelas enchentes. Conforme eles, as residências ficaram bastante afetas por conta das águas, especialmente nos bairros Barra do Rio Molha, Rio Molha e São Luís.