O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi, comunicou ao deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) que a ampliação dos serviços judiciários na região de Jaraguá do Sul iniciará em outubro, com a instalação de uma Vara Regional de Falência e Recuperação Judicial. Já em dezembro será efetivada na comarca uma Vara de Família e Sucessões, específica para processar e julgar demandas relacionadas à infância e à adolescência.
Em outubro o poder judiciário também colocará em operação uma Unidade de Cooperação na comarca de Guaramirim, ampliando o serviço judiciário ali prestado.
Conforme Dr. Vicente, um ato será realizado para efetivar a ampliação, em data a ser marcada. “Está oficializado. Nosso mandato trabalhou muito para garantir esse investimento do Poder Judiciário na região. É uma conquista muito importante. Estamos falando em facilitar o acesso à justiça, o que dará celeridade aos processos que correm na comarca de Jaraguá e Guaramirim”, disse Dr. Vicente.
Especificamente sobre a nova Vara de Família e Sucessões, Dr. Vicente destaca a mobilização da comunidade, da Câmara de Vereadores do município, que aprovou moção da vereadora Nina Santin Camello, e da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Jaraguá do Sul. “Nosso mandato se uniu a esta causa e vamos colher o resultado até o fim do ano.”

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi (à direita) e o deputado Dr. Vicente Caropreso
Boi de Mamão
A Câmara de Jaraguá do Sul, aprovou ontem moção de aplausos para a Escola Municipal de Educação Básica Ribeirão Molha e à ex-diretora Maria Elisabete Pedrotti. A moção, de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB), reconhece e enaltece o trabalho da escola em preservar a tradição cultural do Boi de Mamão há 30 anos no município.
Segundo a matéria, o Boi de Mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense e uma das tradições folclóricas mais antigas. O texto relata que a trajetória do Boi de Mamão em Jaraguá do Sul teve início com a chegada de Manoel Rosa, conhecido como Manequinha, que trouxe essa tradição para o município. Em 1938, ele criou o grupo “Estrela D’Alva”, que é considerada a escola mais antiga do carnaval de Jaraguá do Sul. A Escola Municipal de Educação Básica Ribeirão Molha tem sido fundamental na manutenção dessa tradição ao longo dos últimos 30 anos.
Sob a liderança da ex-diretora Maria Elisabete Pedrotti, a escola iniciou as atividades relacionadas ao Boi de Mamão, passando por diversas gerações e se tornando uma referência cultural no município de Jaraguá do Sul.
Binário
Ainda na sessão de ontem da Câmara jaraguaense foi aprovada indicação do vereador Luís Fernando Almeida que solicita ao Executivo que inicie estudos de viabilidade e implantação de um binário envolvendo quatro importantes vias do bairro Rau. As ruas contempladas pela indicação seriam a Erwino Menegotti, a partir da Ponte da Menegotti; a Waldemar Rau, em toda a extensão da via; a Affonso Nicoluzzi, também em toda a sua extensão; e a Rua Dr. Aguinaldo José de Souza. O objetivo da proposta é otimizar o fluxo de tráfego na região, especialmente após a construção da nova ponte e o consequente aumento no movimento de veículos.
Primeira infância
Foi lançada na Alesc, no começo da semana, a Frente Parlamentar da Primeira Infância. O corregedor do TCE e ex-deputado estadual Wilson Wan-Dall, destacou que Tribunal de Contas está à disposição do Estado e dos municípios para atuar nessa importante política pública que entrou no radar dos tribunais de contas de todo Brasil. Segundo ele, Santa Catarina está bem atrasada na implantação dos planos estaduais e municipais, nenhuma lei foi aprovada e alguns poucos municípios instituíram o Comitê da Primeira Infância. A secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, admitiu o atraso, mas garantiu que a secretaria está avançando na criação de políticas públicas para a primeira infância.