Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus: uma marca da devoção e fé dos guaramirenses

Foto: Diocese de Joinville

Por: Maria Luiza Venturelli

15/08/2020 - 18:08 - Atualizada em: 24/05/2024 - 14:32

Localizada no Centro de Guaramirim, a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus atrai olhares de quem passa pela Rua 28 de Agosto, pela imponência e beleza arquitetônica do imóvel. Mas a história de fé e devoção do local começou há muitos anos atrás, com a iniciativa do Padre Mathias Stein.

Um erro no destino das embarcações carregadas de pessoas que atravessavam o Rio Itapocu em direção a Jaraguá do Sul, por volta de 1876, época em que a cidade estava sendo colonizada, deixou algumas famílias na região que se tornaria Guaramirim mais tarde. Ali, os colonizadores construíram o município, reservando espaço também para a construção de uma igreja, que ganharia o nome de Paróquia Senhor Bom Jesus, em 1950.

De um início difícil, com padres chegando e saindo por não encontrarem formas de evoluir a igreja, chamou a atenção a vontade e coragem do Pe. Mathias Stein. Desafiado, em 1949, por Dom Pio de Freitas, bispo da Diocese de Joinville na época, ele não hesitou em assumir a ainda comunidade de Guaramirim.

Mesmo trabalhando em uma cidade pequena e em evolução, o padre conseguiu o decreto que elevou de comunidade à Paróquia Senhor Bom Jesus um ano após ter chegado, em 8 de dezembro de 1950.

Padre Mathias, natural da cidade de Schneppenbach, na Alemanha, é lembrado até hoje pela criação da paróquia e outras obras, como a do Hospital Santo Antônio. Ele viveu em Guaramirim entre 1949 e 1976, até retornar à Alemanha, onde faleceu em 1991.

Atualmente, a Paróquia Senhor Bom Jesus e suas oito comunidades contam com a presença da população do município para continuar evoluindo. Segundo a Diocese de Joinville, a paróquia de Guaramirim conta hoje em dia com 20 pastorais.

Foto: Arquivo OCP

Entre elas, estão a Catequese, o Dízimo, os Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR), a Pastoral do Idoso e da Comunicação, a Pascom. Além delas, há também um grupo para os Cursilhos e da Renovação Carismática Católica (RCC). Para o atual pároco, Pe. Ilmo Dick, a Igreja Matriz já está pequena para a quantidade de fiéis e, caso tivessem a oportunidade de abrir mais um horário para mais uma missa no domingo de manhã, certamente teriam a igreja cheia.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento.