Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

5 atrativos turísticos e culturais que contam a história de Guaramirim

Foto: Prefeitura de Guaramirim

Por: Maria Luiza Venturelli

08/08/2020 - 17:08 - Atualizada em: 24/05/2024 - 14:53

Guaramirim é palco de cenários e paisagens exuberantes, áreas de lazer para passear com a família ou a galera, patrimônio arquitetônico, gastronomia e monumentos históricos. Em setembro de 2022, a Prefeitura, com a Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), fez uma pesquisa com a população para identificar o principal atrativo turístico do município.

Com 37,6% dos 543 votos, o destaque foi para o Morro da Santa, seguido da estação rodoferroviária (21,9%). Conheça esses e outros atrativos culturais que contam a história da região:

Morro da Santa

Foto: Prefeitura de Guaramirim

O Morro da Santa é um símbolo do turismo religioso em Guaramirim. Todos os anos, o local é palco para a celebração da Via Crucis, e conta também com uma capela onde são realizados diversos encontros e eventos.

A cruz instalada no topo do relevo também destaca a paisagem para visitantes e motoristas que trafegam pela BR 280. O acesso é fácil e pode ser feito pela Rua João Butschardt. Apenas uma pequena parte do trajeto não é pavimentada.

Estação ferroviária

Foto: Arquivo OCP

Erguida em 1910, a estação ferroviária de Guaramirim tornou-se um marco do desenvolvimento econômico e social do município. A estrutura faz parte de um projeto de malha ferroviária idealizado pelo engenheiro Emílio Carlos Jourdan, destinado a ligar São Francisco a Rio Negro. O empreendimento começou em 1906 e foi concluído em 1913.

Naquela época, o ponto central da cidade era onde fica hoje o bairro Imigrantes. Como acontecia na maioria das cidades, a construção da estação gerou uma concentração de pessoas em seu entorno. Consequentemente, o comércio também se concentrou esta área, entrelaçando economia e mobilidade e impulsionando assim o progresso da cidade. Atualmente, o prédio está em reforma.

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus

Foto: Arquivo OCP

No coração de Guaramirim, todos os olhares se voltam para a Matriz do Senhor Bom Jesus. Quem passeia pela rua 28 de Agosto, principal via do município, fica encantado com a beleza arquitetônica da estrutura.

A pedra fundamental da igreja foi lançada em 1931, com Bernardo Fuschter encarregado na época de levantá-la. Oficialmente, a paróquia foi criada em dezembro de 1950, pelo então padre Mathias Maria Stein, e quatro anos depois foi erguida a primeira torre lateral. As duas torres frontais foram construídas no final da década de 1950, atingindo uma altura de 33 metros.

Posteriormente, a cúpula foi adornada com uma pintura do artista curitibano Tadeu Wojciechwski, que levou pouco mais de dois anos para concluir a obra. Os afrescos que enfeitam a cúpula da igreja são intitulados Professor Davi, Santa Cecília, Arco do Presbitério e Cristo Crucificado.

Praça da Figueira

Foto: Prefeitura de Guaramirim

No bairro Guamiranga, fica a Praça José Serafim dos Santos, conhecida como Praça da Figueira. A figueira centenária do Guamiranga é motivo de orgulho para a população do bairro e um ponto muito visitado da cidade, especialmente por quem busca guardar o registro de uma árvore tão bela e importante para os guaramirenses.

O espaço foi revitalizado em 2019, por conta dos 70 anos da cidade, e atualmente conta com um moderno parque para as crianças, área para corrida e caminhada, iluminação em LED, paisagismo e jardinagem, calçadas e academia ao ar livre.

Um dos destaques é o cenário verde da região onde o parque fica, que conta com muita natureza, plantações, antigas e modernas construções, comércio e uma comunidade que preserva o estilo de vida do campo.

Sociedades de tiro

Foto: Divulgação

Outro ponto essencial para contar a história de Guaramirim são as sociedades de tiro e tradição da cidade. Toda a região tem fortes traços da tradição germânica e essa cultura se mantém viva até os dias de hoje, com a presença de sociedades como Diana, Jacu-Açú e Brüderthal, que possuem a tradição da prática do tiro desportivo.

As entidades participam de competições e realizam festas tradicionais como a de Rei e Rainha, atraindo diversos atiradores e visitantes. A Sociedade Diana fica na rua Otto Lenke, 500, no bairro Amizade. Já a Sociedade Brüderthal fica na SC-413, na rodovia do arroz e a Jacu-Açu fica no mesmo bairro.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento.