Neste domingo (6), um grupo de pais, mães, crianças, educadores e especialistas em Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) de Jaraguá do Sul se reuniu para trocar experiências, debater e fomentar novas práticas de ensino e aprendizagem direcionadas a crianças com estas características, que apesar de fascinantes nem sempre são bem compreendidas pelas escolas e instituições em geral.
O local escolhido foi a Super Cérebro, escola que desenvolve e potencializa competências cognitivas e habilidades socioemocionais por meio do soroban (instrumento matemático), desafios e de jogos de tabuleiro, e que promoveu um emocionante encontro em celebração ao Dia Internacional da Superdotação, com direito a diversão e entretenimento. Depois, as atividades se estenderam para a Praça Ângelo Piazera, que acabou de ser reinaugurada.
O evento visava não apenas enaltecer as habilidades únicas dessas crianças, mas também fornecer um espaço para o diálogo construtivo entre os pais e especialistas, que enfrentam diariamente desafios para socializar, integrar e manter estimuladas crianças capazes de compreender e assimilar conhecimentos em ritmo muito acelerado em relação aos seus pares.
Neste espaço acolhedor os pais tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa mediada pela neuropsicopedadoga e especialista em Altas Habilidades, Janice Marcon, onde puderam compartilhar experiências e trocar informações sobre a melhor maneira de apoiar seus filhos em sua jornada educacional. Temas como as necessidades emocionais, desafios sociais e a importância do estímulo adequado foram amplamente discutidos, incluindo as próprias experiências pessoais de cada família.
Enquanto os pais mergulhavam em diálogos profundos e construtivos, as crianças foram convidadas a se engajar em uma série de jogos de inteligência, com desafios matemáticos e quebra-cabeças que estimulam o desenvolvimento intelectual de forma descontraída e lúdica, aproveitando o ambiente ao ar livre.
Durante o evento a diretora da Super Cérebro, Patrícia Amorim, expressou sua gratidão a todos os participantes e destacou a importância de valorizar o potencial único de cada criança. “Estamos emocionados com a presença de todos aqui hoje. Acreditamos que, ao unir pais, educadores e crianças superdotadas, estamos construindo um futuro brilhante e repleto de realizações para esses jovens talentos”, afirmou Patrícia.
“O evento foi sem dúvida, uma ocasião memorável, repleta de aprendizado e interação significativa. Ao comemorar o Dia Internacional da Superdotação, estamos reafirmando nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento integral dessas mentes brilhantes, proporcionando-lhes o ambiente ideal para que possam florescer e deixar sua marca no mundo”, comentou a especialista em AHSD, Janice Marcon.
O evento contou com a presença de mais de 50 pessoas entre pais, crianças e especialistas.