A Escola de Educação Básica Teresa Ramos é a principal unidade escolar de Corupá, desempenhando um papel fundamental na formação de alunos do município há 83 anos. A escola cria experiências memoráveis e significativas na vida dos estudantes que passaram por lá. Moradores de Corupá de todas as gerações guardam com carinho em suas memórias e corações os momentos vividos nas salas de aula da Teresa Ramos.
A unidade foi fundada em 19 de maio de 1940, com o nome de Grupo Escolar Teresa Ramos. O nome é uma homenagem à mãe do então Interventor Federal Dr. Nereu Ramos. A primeira versão da escola tinha quatro salas de aula, portaria, gabinete de diretor, gabinete odontológico, cooperativa, sala para o museu. Na parte superior, um gabinete de educação física e no lado oposto ficava a cozinha.

Foto: Divulgação
A primeira pintura do prédio era padrão da época: janelas e portas verdes, paredes externas amarelas e internamente todas as dependências de branco. O primeiro diretor e professor da escola foi Edmundo Santos. Em 1941, oficializou-se o Curso Primário Complementar, com duração de três anos, correspondendo à atual 5ª a 8ª série.
Em 21 de setembro de 1957, dia da árvore, foi plantada uma figueira, no centro do pátio, com auxílio dos alunos do Clube Agrícola “Alberto Torres”, orientados pelo professor Waldemar Schultz. A muda de 25 centímetros foi adquirida do Sr. Leopoldo Seidel. Esta árvore transformou-se no emblema (símbolo da escola), que expressa força, grandeza e desenvolvimento.

Foto: Divulgação
A nomenclatura Escola Básica Teresa Ramos foi criada em 1971 e aconteceu por conta da inclusão de todo o ciclo básico até a 8ª série. Já em 1979 implantou-se na escola o 2º Grau, com habilitação Técnico em Contabilidade, passando a denominar-se Colégio Estadual Teresa Ramos. A primeira matrícula no 1º ano teve 157 alunos, mas apenas 48 concluíram o curso em 1981.
Hoje, a unidade escolar possui 15 salas de aula, todas equipadas com projetores multimídias, uma sala informatizada com lousa digital, ginásio de esportes, biblioteca, sala multifuncional, auditório e outras dependências.