Criatividade é mais que um dom. É um esforço, uma vontade de criar algo novo e, principalmente, abrir os olhos para o diferente. Uma mente criativa precisa, antes de tudo, entender que a ”bolha” em que vivemos não representa o mundo.
A educação e a pesquisa conduzem à criatividade. Ou seja, quanto mais perspectivas são apresentadas a alguém, sobre os mais diversos assuntos, mais essa pessoa se torna criativa em suas decisões, atitudes e formas de pensar. Isso porque a informação abre portas, explora pensamentos e cria soluções. A criatividade está presente na nossa mente e, só precisamos de um impulso para libertá-la: a chave do conhecimento.
Celebrado no dia 21 de abril, o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, ascende o debate em torno de como as boas ideias podem transformar o mundo em um lugar melhor. E, também, nos traz um importante questionamento: como se tornar uma pessoa mais criativa em nosso dia a dia?
De acordo com o coordenador de educação corporativa da Católica SC, designer e professor, Nelson Martins de Almeida Netto, para provocar novas conexões e acessar a chave do conhecimento, é preciso ultrapassar as barreiras que cercam nossa mente e observar opiniões diferentes, visões distintas e, entender realidades diferentes. “Sair da zona de conforto é um desafio, mas para ter ideias novas e se tornar mais criativo, é preciso primeiro aprender algo novo, por isso, sair da bolha é tão importante”, explica.
Nike em Santa Catarina
A Nike, uma das marcas esportivas mais famosas do mundo, escolheu o Continente Shopping, na Grande Florianópolis, para receber sua primeira loja em solo catarinense. O contrato já foi assinado e, a estrutura deve ser inaugurada em outubro deste ano. A loja da Nike ocupará um espaço de mais de mil metros quadrados. O shopping, da Almeida Junior, já conta com uma unidade da Decathlon e uma loja da Centauro.
Missão cervejeira na Bélgica
Um grupo de 22 empresários, mentores de negócios e profissionais do ramo cervejeiro de Santa Catarina, está em uma missão empresarial na Bélgica, sob o comandado da Father Estratégias Internacionais, de Blumenau. Em parceria com o Sebrae/SC e com a Expedição Cervejeira, fará imersões e visitas guiadas a históricas cervejarias belgas, brewpubs e pubs, além de conhecer locais exclusivos. O objetivo é promover o acesso a conhecimentos e insights que podem ser aplicados em diferentes áreas de empreendimentos locais. A missão ocorre até o dia 24 de abril.
WEG + MIT
A WEG acaba de integrar o Industrial Liaison Program (ILP), programa desenvolvido para grandes organizações interessadas em relacionamentos estratégicos tecnológicos de longo prazo, com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Buscando desenvolver novas tecnologias e fortalecer os negócios existentes, a parceria permite aos colaboradores da WEG acesso exclusivo a conteúdos produzidos por professores e especialistas do MIT nos formatos de webinars, conferências, artigos e pesquisas. O programa de capacitação também contempla a consulta com profissionais do instituto sobre projetos específicos desenvolvidos na companhia.