Jaraguá do Sul continua sendo uma das maiores geradoras de empregos formais das regiões norte e nordeste de Santa Catarina. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (17), apontam que, em fevereiro, a cidade criou 1.051 postos de trabalho com carteira assinada.
Como de costume, a geração de empregos no município foi puxada pela indústria de transformação e de máquinas elétricas, em especial, com saldo de 542 postos de trabalho – mais da metade do resultado do mês. Em seguida vêm os setores de Serviços (375 vagas), Construção Civil (85 vagas) e Comércio (49 vagas).
Esses indicadores positivos comprovam, mais uma vez, a importância de se investir em inovação e capacitação de mão de obra, com foco também no ensino profissionalizante.
No entanto, de um modo geral, as escolas não têm acompanhado o ritmo das transformações e isso gera falta de interesse dos alunos, que questionam a real importância do que aprendem em sala de aula para as suas vidas.
Portanto, é necessário que os currículos e as metodologias de ensino incorporem, constantemente, inovações que possam estimular a formação integral de jovens, despertando o seu interesse pelo aprendizado e preparando-os para os desafios atuais e futuros.