O dia a dia de um atleta de artes marciais é intenso, com treinos pesados e que necessitam de dietas muito bem elaboradas para dar conta de tudo. Por isso, muitos atletas buscam parceria com várias empresas que são especializadas na prática de exercício e suplementação.

Em Jaraguá do Sul, a SNC Suplementos firmou parceria com os atletas Thiago Baader, Rafael Baader (Muay Thay), Michel França e Elizeu Zaioncz (jiu-jitsu), e se tornou parte importante da rotina dos quatro lutadores. Entenda como esta rotina funciona.

Rotina de Suplementação

Foto por Rafael Bahr/OCP News

Eliminar ou baixar a massa gorda do corpo é parte importante do processo de treinamento de um atleta, mas isso precisa ser feito com acompanhamento para garantir que não diminua o rendimento no octógono ou tatame.

E uma forma de fazer isso é através da suplementação. Os suplementos, quando bem utilizados, podem colaborar para o sucesso do lutador, por isso cada um deve ser tratado individualmente,
com uma dieta específica.

E cada um dos quatro atletas da SNC Suplementos usam tipos e quantidades diferentes de
suplementos, se alinhando à rotina de treinos, calendário de lutas, avaliação física e alimentação. Outro ponto importante na rotina do atleta é o uso de vitaminas e minerais.

Estas substâncias exercem função antioxidante no organismo e no metabolismo de proteínas, carboidratos, gorduras e no combate aos radicais livres gerados durante o exercício.

São complementos essenciais para ajudar no estresse físico e psicológico, e também por conta das lesões decorrentes da luta que geram processos inflamatórios.

Sono e hidratação

Foto por Rafael Bahr/OCP News

Todo lutador deve ingerir, ao menos, três litros de água por dia. Mas essa dose pode ser alterada de acordo com os treinos e medidas antropométricas de cada atleta. A hidratação é um aspecto fundamental nesta modalidade, que não favorece a troca de calor, fazendo com que o controle termo regulatório seja dificultado.

Durante os treinamentos, recomenda-se uma ingestão entre 600 a 1.200 ml por hora de exercício.  O sono também é um elemento essencial da rotina de um atleta, e oito horas seria o tempo de sono essencial.

Os atletas precisam ir deitar-se, pelo menos, 1h30 depois da última refeição. Lutadores têm uma alteração hormonal que causa certa dificuldade para dormir. A falta de sono causa inadequação em várias funcionalidades importantes para a obtenção de resultado dos atletas.

Dentre estas funcionalidades estão a produção de G.H. (hormônio de crescimento), o equilíbrio metabólico, o ganho de massa muscular e também na diminuição de gordura corporal, interferindo diretamente no aumento de cortisol (hormônio do estresse), causando uma redução na performance e consequentemente no resultado do atleta.

Onde encontrar: SNC Suplementos, na Rua Domingos Rodrigues da Nova,
462 - Centro de Jaraguá do Sul. Telefone: (47) 3374-2318.