Sexagem fetal: o método não invasivo para saber o sexo do bebê chega à Jaraguá do Sul

A presença do cromossomo Y na corrente sanguínea da mãe é o que vai indicar qual o sexo da criança

Por: Elissandro Sutil

12/07/2019 - 09:07 - Atualizada em: 12/07/2019 - 09:47

A determinação do sexo do bebê é um processo muito importante durante a gestação de muitas mulheres. O interesse aumenta a cada semana de gestação, e a busca por um método prático e simples é sempre o melhor para as mamães. O teste de sexagem fetal é o novo método utilizado para a determinação do sexo do bebê e é realizada através da coleta de sangue da mãe.

Essa determinação é possível porque parte das células do bebê estão presentes na circulação sanguínea da mãe. A detecção dessas células é um procedimento não invasivo e sem risco para a mãe e o feto, pois é baseado na identificação de partes do cromossomo Y na circulação materna através da PCR, que é uma técnica da biologia molecular.

Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem o cromossomo Y dentro de suas células, sua presença indica que o feto é do sexo masculino e a ausência indica que o feto é do sexo feminino. Se a gestação for gemelar, os gêmeos univitelinos compartilham o mesmo DNA, então o resultado será válido para ambos.

Já os gêmeos bivitelinos, onde há mais de uma placenta, a ausência do cromossomo Y indica ambos do sexo feminino e a presença, indica que apenas um dos gêmeos é do sexo masculino, não podendo definir o sexo do outro bebê.

Este teste não requer nenhum preparo específico da paciente, como jejum, e pode ser realizado apenas a partir da oitava semana de gestação, que é o período onde há células fetais suficientes no sangue materno para conferir um resultado correto.

Onde encontrar o método em Jaraguá do Sul

Laboratório Ceaclin: Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1114, no Centro. Telefone: (47) 3275-0466 ou na Rua Bertha Weege, 848 – Sala 01, no bairro Barra do Rio Cerro. Telefone: (47) 3370-5010

Em Itajaí

Na Rua Samuel Heusi, 463, no Centro. Telefone: (47) 3398-4766