Saiba qual bebida pode prevenir o Alzheimer, segundo estudo

Foto: Pexels

Por: OCP News Criciúma

12/09/2023 - 21:09 - Atualizada em: 14/09/2023 - 09:13

Na busca por formas de prevenir o Alzheimer, a indústria farmacêutica tem se empenhado em desvendar os segredos dessa doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Entre as inúmeras descobertas recentes, uma delas chama a atenção da comunidade médica: a cerveja pode desempenhar um papel fundamental na prevenção dessa doença debilitante.

Pesquisadores da Universidade de Milano-Bicocca, na Itália, conduziram um estudo que revelou que extratos de flores de lúpulo, um dos principais componentes da cerveja, podem ajudar a proteger a função cognitiva e, por consequência, retardar o desenvolvimento de distúrbios cerebrais, incluindo o Alzheimer.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores testaram quatro variedades comuns de extratos de flores de lúpulo. O objetivo era determinar se esses extratos poderiam prevenir a formação de aglomerados de proteínas no cérebro associados ao Alzheimer.

Os lúpulos testados incluíram as variedades Cascade, Saaz, Tettnang e Summit. Os pesquisadores expuseram esses lúpulos a proteínas amiloides e células nervosas humanas.

O que o estudo revelou?

Os resultados da pesquisa indicaram que os extratos de lúpulo foram capazes de evitar que as proteínas beta amiloides se aglomerassem ao redor das células cerebrais. Além disso, o lúpulo possui propriedades antioxidantes que se acredita protegerem as células do corpo.

Além de bloquear a formação desses aglomerados, os extratos de lúpulo também ativaram um processo de renovação conhecido como vias autofágicas. Nesse processo, o corpo quebra e reutiliza partes de células antigas, aumentando assim a eficiência do sistema.

Vale ressaltar que o lúpulo está presente em todas as produções de cerveja, embora algumas variedades contenham quantidades maiores do composto do que outras. Além da cerveja, o lúpulo também pode ser encontrado em chás de ervas e refrigerantes.

Sobre o Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal que se caracteriza pela deterioração cognitiva e da memória, afetando as habilidades de pensamento e a capacidade de realizar tarefas simples do dia a dia. Embora ainda não haja cura para o Alzheimer, o tratamento multidisciplinar integral e medicamentos disponíveis podem ajudar a retardar a progressão dos sintomas, proporcionando aos pacientes uma melhor qualidade de vida. O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil oferece tratamento gratuito para pacientes com Alzheimer em centros de referência.