Saiba quais são os alimentos que aceleram o envelhecimento

Foto: A´s Images

Por: OCP News Criciúma

03/10/2023 - 21:10 - Atualizada em: 04/10/2023 - 10:08

Expor-se ao sol sem proteção, não ingerir água suficiente e fazer escolhas alimentares inadequadas são fatores que podem acelerar o processo de envelhecimento da pele, de acordo com um médico com formação em Harvard, que compartilhou suas dicas em um vídeo no TikTok. Especializado em gastroenterologia, Saurabh Sethi utiliza a plataforma para fornecer informações educativas sobre nutrição e cuidados com o fígado e o intestino para seus mais de 265 mil seguidores.

Sethi, graduado nas universidades de Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, destaca que a dieta desempenha um papel significativo na saúde da pele e que alguns alimentos podem ser verdadeiras “bombas pró-envelhecimento”. Aqui estão três deles que ele recomenda evitar:

1. Refrigerante: Embora seja uma bebida refrescante, os refrigerantes são ricos em açúcar e adoçantes artificiais que podem prejudicar a saúde da pele. O excesso de sacarose no organismo pode desencadear um processo chamado glicação, que deteriora duas proteínas essenciais para a pele: elastina e colágeno. Ambas são responsáveis pela firmeza, elasticidade e juventude da pele. Portanto, o consumo excessivo de refrigerantes pode acelerar o envelhecimento da pele.

2. Barras de Chocolate: Apesar de parecerem inofensivas, as barras de chocolate frequentemente contêm cacau ultraprocessado, que perde seus nutrientes benéficos durante a industrialização. Além disso, outros ingredientes presentes no chocolate podem contribuir para o envelhecimento da pele. Essas barras geralmente são ricas em açúcares, gorduras hidrogenadas e farinha branca, o que pode prejudicar a saúde da pele.

3. Macarrão Instantâneo: Conhecido popularmente como “miojo” e de preparo rápido, o macarrão instantâneo é considerado prejudicial para a saúde. Esses alimentos são frequentemente ricos em sódio e outros aditivos que não são benéficos para o funcionamento adequado do organismo. Portanto, o consumo excessivo de macarrão instantâneo pode ter um impacto negativo na saúde da pele e acelerar o processo de envelhecimento.

Manter uma dieta equilibrada, rica em alimentos naturais e nutritivos, é fundamental para cuidar da saúde da pele e retardar o envelhecimento. Além disso, é importante proteger-se dos danos causados pelo sol e manter-se hidratado para garantir uma pele saudável e jovem.