Confira quais os exercícios essenciais para melhorar a saúde física e mental

Foto: Natee Meepian's Images

Por: OCP News Criciúma

14/09/2023 - 21:09 - Atualizada em: 15/09/2023 - 10:07

Reservar um tempo para se exercitar, independentemente da atividade escolhida, pode ter um impacto profundo em seu bem-estar físico e mental.

 

O exercício físico desencadeia a liberação de endorfinas, neurotransmissores que atuam como analgésicos naturais e promovem uma sensação de bem-estar e felicidade.

 

Além disso, a atividade física ajuda a reduzir os níveis de estresse, ansiedade e depressão, proporcionando alívio eficaz para as pressões do dia a dia.

 

Aqui estão 6 exercícios que podem melhorar seu bem-estar físico e mental:

 

1. Natação: Nadar exige concentração na técnica, respiração e velocidade, o que pode proporcionar um período de alívio das preocupações cotidianas. Além disso, a natação na terceira idade tem benefícios cognitivos e fortalece os sistemas respiratório e cardiovascular.

 

2. Caminhada: Uma atividade simples e acessível que pode ser feita em qualquer lugar. Caminhar, mesmo que por curtos períodos diários, melhora significativamente o humor.

 

3. Musculação: Além de regulamentar neurotransmissores relacionados à ansiedade, a musculação libera endorfinas, promovendo um humor positivo e reduzindo o estresse.

 

4. Artes Marciais: As artes marciais incentivam a meditação, a respiração profunda e a atenção plena, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.

 

5. Dança: A dança libera endorfinas e constrói a autoestima, proporcionando benefícios tanto físicos quanto mentais.

 

6. Yoga: Além dos benefícios físicos, o yoga busca a união do Ser individual com o Ser transcendental, promovendo saúde mental e equilíbrio emocional.

 

Independentemente da escolha, o exercício físico é uma ferramenta poderosa para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida. Portanto, encontre uma atividade que você goste e desfrute dos benefícios tanto para seu corpo quanto para sua mente.