A acne é uma condição dermatológica comum que afeta quase 10% da população mundial. Vários fatores desempenham um papel no desenvolvimento da acne, incluindo a produção excessiva de sebo e queratina, presença de bactérias, desequilíbrios hormonais, obstrução de poros e inflamações. Além disso, estudos recentes sugerem que a dieta também pode estar relacionada ao surgimento da acne. Aqui, a nutricionista funcional Cris Ribas Esperança lista seis alimentos que podem causar espinhas.
1. Grãos Refinados e Açúcares
- O consumo frequente de alimentos ricos em açúcar ou gordura foi associado a uma probabilidade 54% maior de desenvolver acne.
- Carboidratos refinados, que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, podem aumentar a produção de oleosidade e piorar cravos e espinhas.
- Exemplos incluem pão, biscoitos, cereais, bebidas açucaradas e macarrão feito com farinha branca.
2. Laticínios
- Estudos encontraram uma correlação entre produtos lácteos e a gravidade da acne em adolescentes, com adultos jovens que consumiam leite ou sorvete regularmente apresentando quatro vezes mais chances de ter acne.
- A relação exata entre leite e acne não está clara, mas algumas teorias sugerem que o leite pode influenciar negativamente a formação de espinhas.
3. Fast-Food
- Dietas ricas em calorias, gordura e carboidratos refinados estão associadas à acne.
- Fast-food, como hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes, pode aumentar os níveis de açúcar e insulina, levando ao aparecimento de espinhas.
- Além disso, alimentos gordurosos podem inflamar a pele.
4. Gorduras Saturadas e Trans
- Gorduras saturadas, presentes em alimentos de origem animal, e gorduras trans, encontradas em alimentos processados, podem contribuir para inflamações no corpo e estimular a produção de sebo.
5. Chocolate
- Estudos não encontraram evidências sólidas que comprovem a relação direta entre o consumo de chocolate e a acne.
- Embora algumas pesquisas sugiram que o chocolate ao leite pode afetar a acne em adolescentes, essa associação não é definitiva.
6. Alimentos com Alto Índice Glicêmico
- Alimentos com alto índice glicêmico podem elevar rapidamente os níveis de açúcar e insulina, contribuindo para o desenvolvimento de espinhas.
A nutricionista enfatiza que a dieta não é o único fator que contribui para a acne. Outros cuidados com a pele também são importantes, e cada pessoa reage de maneira diferente aos alimentos. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é essencial para a saúde geral, incluindo a pele. Recomenda-se consultar um profissional de saúde para orientação personalizada sobre dieta e tratamento da acne.
*Com informações de Boa Forma