Como o peeling ajuda no tratamento da acne em crianças e adolescente

Foto: Matheus Wittkowski/OCP News

Por: Elissandro Sutil

22/07/2019 - 15:07 - Atualizada em: 22/07/2019 - 16:16

Oito em cada dez jovens têm a acne como um dos principais tormentos na adolescência, segundo apontam pesquisas. Além disso, cerca de 40% dos adultos também sofrem com o problema, principalmente, mulheres. A acne é uma disfunção genética, que se manifesta de acordo com a oscilação dos hormônios sexuais.

É uma doença de pele que causa a formação de espinhas, cravos, pápulas, pústulas e cistos, que podem deixar marcas permanentes. De acordo com a médica pediatra Ana Paula Longo, em mulheres adultas a ocorrência da acne pode ser frequente, devido às mudanças de hormônios com a menstruação.

Mas na adolescência, como as oscilações hormonais acontecem o tempo todo, é nos jovens que acontece a maior incidência de aparecimento da acne. Um dos principais tratamentos, inclusive indicado por médicos, é o peeling químico. Ele provoca a regeneração da derme, eliminando a inflamação e a acne daquela região.

Foto: Matheus Wittkowski/OCP News

Dali surge uma nova pele mais saudável e livre de manchas. Este tipo de tratamento pode ser feito em pessoas de todas as idades.

“Mas cada caso é um caso, por isso é necessária a indicação e aplicação médica. Podem ocorrer algumas alterações durante o tratamento e um médico é o profissional mais habilitado a fazer o procedimento”, explica a pediatra.

Escolher acompanhamento médico para o tratamento também significa entender qual é o melhor tipo de peeling para a própria pele, por exemplo. “Este é um tratamento indicado apenas para peles mais claras, pois em tons muito escuros pode acontecer de ficar manchas”, acrescenta.

Existem basicamente três tipos de peeling facial que se dividem nas categorias: químico, realizado através de substâncias
químicas, como o próprio nome já diz; mecânico, que utiliza receitas caseiras como lixas de ponta de diamante e microdermoabrasão; e o físico, que costuma ser a laser.

Cuidados essenciais com a pele

Tanto antes, como depois do tratamento é necessário que o paciente tome certos cuidados com a pele, para evitar que ela sofra agressões. Proteção solar adequada é a primeira e principal das orientações médica neste caso.“Escolher um bom filtro solar e usar todos os dias é essencial, precisa fazer parte da rotina dos jovens”, diz Ana Paula.

Também é preciso apostar na hidratação da pele, além de fazer a limpeza com o sabonete ideal, indicado pelo médico. A pediatra ainda explica que o jovem precisa criar o hábito de cuidar da pele diariamente para, depois do peeling, ajudar a renovar e manter essa pele.

Onde encontrar:

A pediatra Dra. Ana Paula Longo é uma das médicas habilitadas a fazerem o tratamento em Jaraguá do Sul, com todos os tipos de peeling químico. O consultório fica na Class Centro Clínico, na Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, 782, bairro Nova Brasília.

Entre em contato pelo (47) 9 9248-8080 ou pelo Facebook da profissional. Para conhecer mais sobre a clínica Class, acesse a pagina no Facebook.

Dra. Ana Paula Longo

Pediatra | CRM – 18295/SC