“Benefícios da toxina botulínica vão além da estética”

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/12/2017 - 06:12 - Atualizada em: 28/03/2019 - 13:41

Muito usada no tratamento das linhas de expressão, a toxina botulínica costuma ser imbatível no que diz respeito aos efeitos positivos, especialmente na testa e ao redor dos olhos. Mas, além da estética, costuma ser utilizada para fins terapêuticos e é importante aliada contra dores crônicas.

A toxina botulínica, como o próprio nome diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é usada para paralisar os músculos causadores das linhas de expressão ou estimuladores de dor. Popularmente conhecida como Botox®, eles não são sinônimos, pois Botox é o nome de uma marca da toxina botulínica.

Mas, qual o efeito da toxina e em quais casos pode ser aplicada?

A otorrinolaringologista Suzanne Mallmann Varnier explica como a substância age no organismo e qual a sua indicação.

Para que serve a toxina botulínica?

Pode ser usada para fins estéticos, onde é mais conhecida por seus efeitos anti-idade, que contribuem para reduzir as linhas de expressão que surgem naturalmente com o passar dos anos. Neste caso, ela paralisa os músculos causadores das linhas de expressão.

Também pode ser usada para fins funcionais, paralisando os músculos que geram estímulo de dor ou salivação, por exemplo.

Como esta substância age no organismo?

A toxina botulínica é produzida pela mesma bactéria que provoca o botulismo, uma doença considerada de alta gravidade e que provoca paralisia dos músculos, entre outros sintomas. A propagação do botulismo se dá por meio da ingestão de água ou de alimentos contaminados. No entanto, cientistas descobriram que, quando aplicada em doses bem pequenas, a toxina pode trazer benefícios estéticos e ajudar no tratamento de outras doenças.

beauty portrait

A aplicação oferece riscos?

Se aplicarmos quantidades mínimas de toxina botulínica em pontos específicos do rosto, por exemplo, conseguimos promover uma paralisia controlada e específica dos locais e músculos da face. A substância age como um bloqueador do estímulo do músculo, impedindo a sua transmissão, parcial ou totalmente, impedindo a contração muscular.

A aplicação controlada da toxina botulínica por um especialista não oferece qualquer risco de botulismo (a doença propriamente dita) ao paciente.

Como funciona o tratamento?

O tratamento consiste na aplicação de pequenas doses da toxina por meio de injeções e em pontos específicos da região que se deseja tratar. O número de aplicações necessárias e os pontos em que serão aplicados são definidos de acordo com os objetivos do paciente e sob as recomendações médicas. A intenção é que os resultados do tratamento sejam sempre os mais naturais possível, por isso a opinião de um especialista é fundamental.

É um procedimento doloroso?

As injeções são superficiais, por isso, nas aplicações, é usada uma agulha bem pequena e fina, que causa pouca ou nenhuma dor aos pacientes. Em geral, não é preciso anestesiar o local antes do procedimento e tampouco exige-se repouso ou recuperação após o tratamento. A aplicação da toxina botulínica não leva mais do que meia hora e é feita quase sempre em uma única sessão.

Os efeitos já podem ser sentidos após somente 48 horas, mas eles não são definitivos. Normalmente, duram de 4 a 6 meses. Depois, é necessário fazer uma nova aplicação.

Onde é possível aplicar a toxina botulínica?

O botox é mais utilizado para tratar as marcas de expressão do terço superior da face. Assim, é bastante indicado para eliminar pés de galinha, rugas que se formam entre as sobrancelhas e as linhas horizontais na testa.

O procedimento relaxa a musculatura de forma a disfarçar a aparência das rugas já existentes e prevenir o surgimento de rugas mais profundas. Mas, também é possível fazer a aplicação em outras regiões do rosto, como nas rugas no queixo e até mesmo nos vincos verticais do pescoço e linhas que se formam no colo.

Em paciente que produz muita saliva, muitas vezes após episódios de AVC (acidente vascular cerebral), é aplicada nas glândulas salivares.

Para quem o tratamento é indicado?

Com objetivos estéticos, qualquer pessoa pode fazer uma aplicação, mas indica-se geralmente para adultos (a partir de 30 anos normalmente), que ou já estejam com marcas de expressão mais avançadas, ou desejem prevenir os sinais do tempo na pele. Assim, é possível prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Com objetivos terapêuticos, é indicada, por exemplo, para pessoas que sofrem de bruxismo, uma doença caracterizada principalmente pelo ranger dos dentes durante a noite.

Existem contraindicações?

O procedimento é contraindicado em alguns casos muito específicos, como em pacientes que apresentem alergia aos componentes da fórmula da toxina botulínica, mulheres grávidas, mulheres lactantes (que estejam amamentando) ou pacientes com doenças neuromusculares.

É um tratamento caro?

O valor do tratamento com toxina botulínica varia de acordo com a região do corpo que será tratada e é proporcional à quantidade de produto que será aplicado.

Médica otorrinolaringologista com residência médica realizada na Sociedade Hospitalar Angelina Caron (Paraná) e título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORLCCF) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Participa ativamente como sócio titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço através de cursos, além de congressos, cursos práticos, seminários, fóruns e eventos científicos.

Possui também pós-graduação lato sensu em Medicina da Família e está finalizando a pós graduação lato sensu Medicina do Trabalho. Graduada em medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (2012). RQE OTORRINOLARINGOLOGIA: 14719.