Avanço nas técnicas da implantodontia garante sorrisos mais bonitos e saudáveis

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/10/2018 - 05:10

Antes caracterizados por um tratamento longo, complexo e inacessível à maior parte da população, os implantes dentários estão se popularizando ao mesmo tempo em que os procedimentos técnicos da implantodontia avançam.

Trata-se da especialidade odontológica que atua nos casos de perda de um ou mais dentes, a fim de promover a reabilitação da função mastigatória e melhorar a estética do sorriso. Em razão disso, a colocação de implantes dentários pode influenciar diretamente na autoestima e na qualidade de vida do paciente.

O cirurgião-dentista Jefferson Wilson Simm Filho explica que o procedimento é indicado, mediante avaliação clínica e exames complementares, para pacientes que buscam a substituição de dentes perdidos ou irrecuperáveis, e tem como objetivo não apenas proporcionar um sorriso mais bonito, mas também recuperar a função dentária.

Como funcionam os implantes dentários?

O implante, explica o cirurgião-dentista Jefferson Wilson Simm Filho, consiste em uma pequena peça feita de titânio, em formato de parafuso, que é colocada no osso do paciente em substituição à raiz do dente.

O profissional esclarece que é muito importante que o paciente tenha uma condição óssea adequada para sustentar o implante, o que será objeto de avaliação. Caso necessário, pode ser indicada a realização de enxerto ósseo.

Após a instalação do implante, é necessário aguardar o período de sua integração ao osso do paciente – aproximadamente 5 meses – para a confecção da prótese (dente), embora seja possível, em algumas situações, a imediata colocação de uma coroa provisória no local. Além disso, existem casos em que a prótese definitiva já pode ser instalada poucos dias após a cirurgia.

O profissional explica que, por ser integrado ao osso, o implante confere estabilidade à prótese e impede seu deslizamento dentro da boca, o que gera mais conforto e segurança.

Assim, a depender da avaliação, as dentaduras e pontes podem ser substituídas por implantes dentários, que conferem ao paciente maior semelhança com os dentes naturais.

  • Jefferson Wilson Simm Filho
  • Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Implantodontia