A importância do acompanhamento profissional na prática do Pilates

Fisioterapeuta tratando uma paciente em uma mesa de tração

Foto: Piero Ragazzi/OCP News

Por: Elissandro Sutil

10/07/2019 - 15:07 - Atualizada em: 10/07/2019 - 15:43

O pilates é uma prática antiga, criada em meados dos anos 1920 pelo atleta alemão Joseph Pilates. A prática é uma das grandes aliadas dos fisioterapeutas em tratamentos diversos, por ser uma atividade de baixo impacto nas articulações e com alto grau de percepção corporal.

De acordo com o fisioterapeuta jaraguaense Bruno Francisconi, a prática do pilates fortalece e tonifica os músculos, trabalha a resistência do corpo e previne o aparecimento de lesões por esforço repetitivo, como artrose, bursite e tendinite.“O pilates auxilia muito no tratamento de pessoas com hérnia de disco, escoliose, quando não estão mais na fase aguda da doença”, explica.

Em março deste ano, Francisconi priorizou a mudança da sua clínica, a Smart Físio, para um espaço maior e garantir o próprio estúdio de pilates, com o objetivo de atender os pacientes de forma ainda mais completa. “Com o estúdio, consigo com que o paciente siga com o tratamento perto de mim, e podemos ir trabalhando em cima de cada dor”, acrescenta Francisconi.

Bruno Francisconi dando entrevista ao OCP News

Foto: Piero Ragazzi/OCP News

Na Smart Físio, com o sistema e equipamentos da ITC Vertebral, é possível “abraçar” o paciente por completo, com aparelhos focados em fazer a parte de relaxamento da musculatura, alívio da dor, e fazer com que a dor irradiada desapareça.

São feitos tratamentos com a osteopatia – ajustes para que a biomecânica da coluna volte a ficar boa, com o Método McKenzie, que ajuda a dar independência ao paciente (exercícios para ele fazer em casa) e fortalecimento e estabilização da coluna.

“Em nenhuma situação preciso fazer encaminhamentos de pacientes, posso acompanhar de perto todos os passos e evoluções. Brinco com eles que não quero vê-los nunca mais em tratamentos intensos, assim vou ter certeza de que fiz um ótimo trabalho”, conclui.

As sessões de Pilates na Smart Físio são feitas em, no máximo, duas pessoas, para que os fisioterapeutas possam dar atenção exclusiva para cada paciente.

Novo espaço com ainda mais recursos

Prestes a completar dois anos em Jaraguá do Sul, a Smart Fisio busca sempre estar à frente quando o assunto é cuidados com a coluna. Agora, em novo espaço, a nova clínica é três vezes maior que a primeira, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais aconchegante e melhor equipado.

“Procuramos sempre melhorar e precisávamos de um local maior. O paciente precisa se sentir mais confortável e relaxado, para que o tratamento não seja algo maçante”, diz o fisioterapeuta.

Apesar do novo estúdio de Pilates, o grande diferencial da clínica é a tecnologia aliada à saúde, buscando ainda mais precisão nos tratamentos, garantida pelos equipamentos da ITC Vertebral – específicos para tratamentos da coluna. As estrelas da casa são a macas de tração eletrônica e de flexo descompressão.

Onde encontrar

A Smart Fisio – ITC Vertebral fica na Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, no Centro de Jarguá do sul, em frente à creche Corujinha. Para mais informações entre em contato pelos telefones: (47) 3017-8545 ou 9 9623-9512.

Para saber mais sobre a clínica acesse a página da A Smart Fisio – ITC Vertebral no Facebook ou siga-os no Instagram.