Ter um animal de estimação melhora a saúde física e mental das crianças

Foto: Freepik

Por: Maria Luiza Venturelli

09/08/2022 - 13:08

Só quem possui um animal de estimação sabe a alegria que ele leva para o ambiente familiar. Mas além disso, um pet pode trazer diversos benefícios para a saúde dos moradores da casa, principalmente para as crianças.

Adotar um pet pode estimular o cérebro, fortalecer o sistema imunológico, diminuir o estresse e melhorar vários outros aspectos de forma leve, seja na saúde dos pequenos ou no seu desenvolvimento físico, mental e emocional. Quer saber mais sobre os benefícios de um bichinho de estimação para o seu filho? Veja:

Estimula a mente

Foto: Pixabay

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a relação com animais de estimação pode estimular o cérebro dos pequenos. Quanto mais estímulos ele recebe, mais conexões neurológicas se formam.

A presença de um pet faz com que as crianças tentem várias vezes a realização da mesma atividade com o animal, aperfeiçoando habilidades motoras que podem ser essenciais para um desenvolvimento intelectual saudável.

Ensina questões importantes sobre a vida

Foto: Freepik

A SBP também diz que a proximidade de animais ajuda os pequenos a reconhecer como funciona o ciclo da vida e o convívio com outros seres vivos, desde o nascimento, a reprodução, a presença de doenças, o luto e vários outros momentos importantes da vida.

Além disso, conforme a criança se desenvolve e passa a ganhar tarefas condizentes com a sua idade no cuidado com o pet, aprende também noções de responsabilidade, o que pode facilitar aprendizados futuros e estimular a criação de valores desde cedo.

Desenvolve o emocional e a capacidade de ter empatia

Foto: Pixabay

Habilidades como autocontrole, socialização e capacidade afetiva são apenas alguns dos muitos aspectos positivos de ter um pet para conviver com a criança. Interpretar as necessidades e reações do animal ajuda a entender os sentimentos e necessidades de cada um, estimulando a comunicação não verbal e a empatia, o que pode ser muito útil para o pequeno aprender desde cedo como funciona o convívio com outros animais, crianças e adultos.

Fortalece o sistema imunológico

Foto: Pixabay

Os bichinhos de estimação podem auxiliar na saúde dos pequenos. A proximidade dos pets pode ajudar a proteger de infecções e risco de asma ou dermatite atópica, duas doenças que costumam ser muito comuns nas crianças. Além disso, crescer perto de animais pode diminuir o risco de desenvolver alergias, apesar dos sintomas não desaparecerem em crianças já alérgicas.

Diminui o estresse

Foto: Pixabay

No dia a dia corrido da maioria das pessoas, até as crianças são afetadas e podem desenvolver ansiedade e estresse. A presença de um bichinho em casa pode diminuir sintomas como esse, pois acredita-se que o simples ato de acariciar um cão ou gato libera hormônios como a ocitocina, que está ligada ao estabelecimento de vínculos e promove um melhor controle psicológico e fisiológico do estresse.

Combate o sedentarismo e estimula a atividade física

Foto: Pixabay

Levar o cachorro para passear ou correr atrás do gato pela casa estimula a criança a se mexer e gastar mais energia, promovendo uma vida menos sedentária e consequentemente diminuindo o risco de obesidade infantil e aumentando o desenvolvimento muscular.

Cãezinhos são excelentes companheiros de momentos ao ar livre, como caminhadas, corridas e passeios diários. Eles ficam felizes, saudáveis e ainda ajudam no desenvolvimento dos pequenos.

 

Cuide do seu pet com carinho

Foto: Pixabay

Além de contar com a ajuda dos bichinhos para melhorar a qualidade de vida do seu filho, é importante pensar no bem estar e na saúde do pet também. Levá-lo ao veterinário com frequência previne doenças que podem ser imperceptíveis aos tutores.

A frequência de visitas ao pet shop também é muito importante, pois os profissionais de estabelecimentos como esse são especialistas em cuidado animal e podem identificar com mais facilidade anormalidades com a saúde da pele e pelagem dos animais, como pulgas, carrapatos, lesões e feridas.

Jaraguá do Sul conta com vários estabelecimentos especializados na área, que oferecem um tratamento de qualidade e ainda deixam o seu amigo de quatro patas limpinho e cheiroso.

Arte: Adam Veiga

Notícias no celular

Whatsapp