Sintomas que indicam que o seu dente do siso está prestes a nascer

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

09/12/2022 - 09:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:47

O famoso siso, conhecido também como dente do juízo, é apelidado assim pois nasce apenas na idade adulta, e não na infância, como todos os outros dentes. Ele faz parte do trio de molares, sendo o terceiro molar, ou seja, são os últimos dentes da gengiva, localizados na região posterior da arcada dentária.

Os quatro dentes do siso, dois superiores e dois inferiores, começam a nascer geralmente entre os 17 e os 21 anos, mas também podem nascer antes ou depois desse período.

O nascimento do siso costuma ser uma experiência de sintomas desagradáveis e dolorosos, pois os outros dentes já estão acomodados na arcada, faltando espaço para o terceiro molar nascer. Além disso, muitas vezes, ele encontra-se em uma posição inadequada. Veja alguns sinais clássicos de que o seu siso está prestes a nascer:

Foto: Pixabay

Inflamação

A inflamação é visível pela vermelhidão e inchaço na gengiva, principalmente ao redor do siso que está nascendo. Apesar de ser um processo fisiológico, ou seja, esperado e não muito preocupante, pode deixar a região um pouco dolorida, principalmente durante a alimentação e higienização da boca.

Se a sua gengiva está com esses sinais, o uso de anti-inflamatórios pode ajudar, mas, se o sintoma está incomodando muito, talvez esteja na hora de consultar um dentista que avalie particularmente o seu caso.

Dor local

A dor é um dos sintomas mais comuns do nascimento do siso, principalmente se estiver em uma posição não correta, como deitado ou na diagonal, dificultando o nascimento e causando infecções.

A infecção que ocorre na gengiva é chamada de pericoronarite e provoca dores intensas e desconforto, principalmente em casos mais extremos, quando infecções nos ossos também podem acontecer.

Além disso, acompanhado da dor, pode ocorrer também inchaço no local, no rosto e nos linfonodos do pescoço. Além disso, o mau hálito também pode estar presente, por conta da atividade das bactérias que estão provocando a infecção na cavidade oral.

Dor de garganta

A dor na garganta ocorre se a infecção já atingiu níveis mais sérios, passando para tecidos mais profundos. Quando isso acontece, não é indicado usar analgésicos, pois o indicado é curar a infecção. Nesses casos, procure um dentista para receitar antibióticos e verificar a evolução dos tecidos infectados.

Dificuldades na hora de mastigar

Se o dente está nascendo em posição lateral, o siso pode ter atrito com a bochecha, causando ferimentos e ulcerações que podem aparecer e provocar muita dor na hora de mastigar os alimentos.

Além disso, o siso também pode causar dificuldades na deglutição, devido à resistência em movimentar a mandíbula para abrir a boca, sendo muito difícil engolir os alimentos. Essa situação é preocupante, pois a falta de uma alimentação correta pode causar fraquezas, desnutrição, perda de peso, anemias e até doenças mais sérias.

Dores de cabeça

A estrutura de músculos, nervos e articulações da cabeça é a mesma que a da face, o que pode causar tensões em diversas regiões do crânio, mesmo quando a causa são os dentes.

Quando os dentes do siso não estão posicionados corretamente na arcada dentária, os dentes que foram empurrados pelo siso podem prejudicar a mastigação e até a fala, o que dificulta o trabalho muscular e podem gerar fadiga, que é um estado de inflamação que provoca dores que podem se estender para a cabeça.

O indicado para pacientes que estão com esse sintoma é procurar um dentista para avaliar o caso. As soluções vão desde a extração de siso até o uso de aparelhos ortodônticos para o alinhamento dos dentes que foram desajustados.

Febre

Devido à infecção quando o siso está prestes a nascer, muitos pacientes nesse período apresentam febre, que provoca cansaço e indisposição. Para diminuir a febre, a dica é utilizar antipiréticos que podem ajudar a combater esse sintoma, mas a consulta ao odontologista é fundamental para acabar com a causa de todos os problemas.

Foto: Freepik

Jaraguá do Sul conta com clínicas odontológicas de primeira linha, com equipamentos modernos, práticas aprimoradas constantemente e conhecimentos e técnicas que evoluem com frequência, ideais para cuidar de um dente do siso que está crescendo ou de qualquer outro problema. Você pode conhecer alguns dos melhores lugares para cuidar dos dentes em setemelhores.com.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc