Saúde bucal: quando devo procurar um dentista?

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

03/11/2022 - 13:11 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:22

Quais motivos levam você a marcar uma consulta com o dentista? De forma geral, a visita a um consultório odontológico deve ser feita a cada seis meses, para garantir que a boca e os dentes estão saudáveis e prevenir problemas bucais comuns, como cáries e gengivite.

Mas há casos específicos que servem de alerta e indicam a necessidade de visitas com maior regularidade, como dor de dente sem motivo aparente e até mau hálito. Veja alguns alertas que indicam que está na hora de visitar um dentista:

Foto: Pixabay

Dor de dente

A dor é sempre um sinal de alerta. Se você sentir dor frequente nos dentes ou boca, é preciso procurar um dentista o mais rápido possível. Isso porque a dor pode indicar a presença de uma sensibilidade dentária, cárie ou até outras doenças, como disfunção temporomandibular e bruxismo.

Mau hálito

Existem inúmeras razões diferentes que podem causar o mau hálito, como jejum prolongado ou dietas inadequadas, mas o problema também pode ter causas mais sérias de outras partes do organismo, como diabetes e câncer. É preciso procurar um dentista para tratar a condição e ter certeza que tudo está bem na sua saúde.

Feridas na boca

Aftas e pequenos machucados são bastantes comuns e fazem parte da rotina de muitas pessoas, mas é necessário observar o tempo que as lesões estão na boca. Recomenda-se a ida ao dentista para melhor avaliação caso o machucado persista por um período maior que uma semana, pois pode ocorrer infecção ou uma lesão mais séria. Há também casos mais complexos, como o câncer de boca, que pode ser tratado com o diagnóstico precoce.

Tratamento odontológico

Se você já iniciou alguma forma de tratamento odontológico por conta de alguma condição específica, é preciso seguir visitando o dentista até o fim do processo, realizando o acompanhamento adequado para garantir que tudo corra bem, além de seguir as orientações do dentista para cuidar da saúde da boca em casa.

Gestação

Na gravidez, o cuidado com a saúde deve ser redobrado, e isso inclui fazer um acompanhamento odontológico, além de todos os exames habituais de pré-natal. Com a gravidez, acontecem diversas mudanças que podem afetar a saúde bucal e causar problemas comuns, como gengivite.

Surgimento de dentes de leite

O surgimento dos dentes de leite pode ocasionar alguns desconfortos nos pequenos, como coceira na gengiva, dor e em alguns casos, febre. Um especialista em odontopediatria pode ajudar a criança e os pais a passarem por essa fase de maneira mais leve. Muitos dentistas indicam o uso de mordedores para aliviar o desconforto e ajudar no nascimento dos primeiros dentes de forma saudável.

Nascimento dos sisos

Muitas pessoas têm problemas durante o nascimento dos dentes sisos e a maioria precisa fazer a retirada desses dentes, isso porque normalmente eles causam muitos incômodos e dores e até afastamento dos outros dentes. O acompanhamento odontológico é essencial para entender como lidar com sintomas comuns e passar por essa fase de forma mais tranquila e saudável. Se for necessário, a extração dos dentes é recomendada pelo dentista.

Foto: Pixabay

Jaraguá do Sul conta com clínicas odontológicas de primeira linha, com equipamentos modernos, práticas aprimoradas constantemente e conhecimentos e técnicas que evoluem com frequência. Você pode conhecer alguns dos melhores lugares para cuidar dos dentes em setemelhores.com.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc