Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Saúde bucal: quando devo procurar um dentista?

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

03/11/2022 - 13:11 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:22

Quais motivos levam você a marcar uma consulta com o dentista? De forma geral, a visita a um consultório odontológico deve ser feita a cada seis meses, para garantir que a boca e os dentes estão saudáveis e prevenir problemas bucais comuns, como cáries e gengivite.

Mas há casos específicos que servem de alerta e indicam a necessidade de visitas com maior regularidade, como dor de dente sem motivo aparente e até mau hálito. Veja alguns alertas que indicam que está na hora de visitar um dentista:

Foto: Pixabay

Dor de dente

A dor é sempre um sinal de alerta. Se você sentir dor frequente nos dentes ou boca, é preciso procurar um dentista o mais rápido possível. Isso porque a dor pode indicar a presença de uma sensibilidade dentária, cárie ou até outras doenças, como disfunção temporomandibular e bruxismo.

Mau hálito

Existem inúmeras razões diferentes que podem causar o mau hálito, como jejum prolongado ou dietas inadequadas, mas o problema também pode ter causas mais sérias de outras partes do organismo, como diabetes e câncer. É preciso procurar um dentista para tratar a condição e ter certeza que tudo está bem na sua saúde.

Feridas na boca

Aftas e pequenos machucados são bastantes comuns e fazem parte da rotina de muitas pessoas, mas é necessário observar o tempo que as lesões estão na boca. Recomenda-se a ida ao dentista para melhor avaliação caso o machucado persista por um período maior que uma semana, pois pode ocorrer infecção ou uma lesão mais séria. Há também casos mais complexos, como o câncer de boca, que pode ser tratado com o diagnóstico precoce.

Tratamento odontológico

Se você já iniciou alguma forma de tratamento odontológico por conta de alguma condição específica, é preciso seguir visitando o dentista até o fim do processo, realizando o acompanhamento adequado para garantir que tudo corra bem, além de seguir as orientações do dentista para cuidar da saúde da boca em casa.

Gestação

Na gravidez, o cuidado com a saúde deve ser redobrado, e isso inclui fazer um acompanhamento odontológico, além de todos os exames habituais de pré-natal. Com a gravidez, acontecem diversas mudanças que podem afetar a saúde bucal e causar problemas comuns, como gengivite.

Surgimento de dentes de leite

O surgimento dos dentes de leite pode ocasionar alguns desconfortos nos pequenos, como coceira na gengiva, dor e em alguns casos, febre. Um especialista em odontopediatria pode ajudar a criança e os pais a passarem por essa fase de maneira mais leve. Muitos dentistas indicam o uso de mordedores para aliviar o desconforto e ajudar no nascimento dos primeiros dentes de forma saudável.

Nascimento dos sisos

Muitas pessoas têm problemas durante o nascimento dos dentes sisos e a maioria precisa fazer a retirada desses dentes, isso porque normalmente eles causam muitos incômodos e dores e até afastamento dos outros dentes. O acompanhamento odontológico é essencial para entender como lidar com sintomas comuns e passar por essa fase de forma mais tranquila e saudável. Se for necessário, a extração dos dentes é recomendada pelo dentista.

Foto: Pixabay

Jaraguá do Sul conta com clínicas odontológicas de primeira linha, com equipamentos modernos, práticas aprimoradas constantemente e conhecimentos e técnicas que evoluem com frequência. Você pode conhecer alguns dos melhores lugares para cuidar dos dentes em setemelhores.com.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento.