Saiba o significado de cada cor para usar no Ano Novo

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

13/12/2022 - 14:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:53

O Ano Novo é repleto de tradições e superstições, muitas pessoas seguem algumas, sempre com o objetivo de garantir um ano melhor, cheio de paz e harmonia. Alguns têm o costume de pular sete ondas no mar, comer lentilha na virada, fazer um brinde com champanhe, e também tem aqueles que acreditam que as cores escolhidas para passar a virada representam um sentimento para o ano que virá.

A tradição é antiga, no entanto, continua viva em muitos brasileiros. Escolher as cores para o Ano Novo é bastante divertido e ajuda a traduzir os anseios e promessas para o ano seguinte. Afinal, é época de recomeçar. Porém, muitas pessoas não sabem verdadeiramente qual é o significado das cores para o Ano Novo. Veja algumas:

Foto: Pixabay

Branco

O branco é a cor clássica do ano-novo e das festas de Réveillon no Brasil. É a união de todas as cores e ideal para se purificar de energias antigas e começar o novo ano com paz e harmonia. O branco transmite paz, calma e pureza e significa inocência e esperança no bem, além de revelar sinceridade e verdade e repelir pensamentos negativos.

Preto

O significado da cor preta no Ano Novo é mistério, dignidade e auto análise, além de representar poder, sobriedade e hombridade. Além disso, ela transmite a sensação de sofisticação, luxo e elegância. Poucas pessoas escolhem a cor preta para a virada do ano, pois acreditam que ela tenha relação com forças malignas e energias negativas, mas o verdadeiro significado é outro.

O preto é a ausência de cor, de vibração. Por isso, é ideal para ser usada por pessoas que buscam proteção contra as energias negativas do ambiente e das pessoas que estão ao redor.

Prata

A cor prata é símbolo de modernidade e inovação, representando novidades e mudanças. Por isso, é ideal para aqueles que desejam um recomeço. Essa cor é para aqueles que buscam uma reviravolta na vida, novidades e novos caminhos.

Pode ser inserida no visual do ano novo tanto nas roupas, como em acessórios, como brincos, colares e pulseiras.

Amarelo

Por ser uma cor muito vibrante e forte, o amarelo costuma representar a alegria de viver, a inteligência e a possibilidade de aprender o tempo todo.

Além disso, entre o significado das cores do Ano Novo, o amarelo é o que simboliza as amizades verdadeiras e também atrai prosperidade, sendo muito usado por quem quer ter dinheiro e brilhar no ano que chega.

Vermelho

Já o vermelho representa a intensidade, força e paixão. A cor é uma das mais fortes do círculo cromático e é capaz de despertar sentimentos intensos, como amor, energia e desejo.

O vermelho é ideal para aqueles que desejam viver um romance intenso no próximo ano, afinal, simboliza paixão e desejo.

Verde

Outra das principais cores para o ano novo, o verde é a cor da esperança e também simboliza a saúde e a fertilidade. Se você deseja saúde para você e sua família no próximo ano, invista nessa cor. O verde também demonstra o contato com a natureza e atrai energias positivas para a sua casa.

Azul

Se você deseja passar o próximo ano mais tranquilo, invista na cor azul, que representa serenidade e tranquilidade e favorece o poder da comunicação, além de gerar bem-estar e paciência. Para as pessoas que desejam um ano mais sossegado e sem muito estresse, o azul claro é uma ótima opção.

Rosa

Entre as mais usadas cores para o Ano Novo está o rosa, a cor do romance, beleza e carinho. Ela surgiu da mistura entre o branco e o vermelho, sendo assim, equilibra a paixão intensa com a paz de espírito. Tradicionalmente ligada ao amor, à harmonia e à união, essa cor é usada no Réveillon pelas pessoas que buscam um relacionamento afetivo duradouro e estável.

O rosa também é a cor do amor-próprio e autoestima, ideal para quem deseja melhorar a forma como enxerga a si mesmo para entrar no próximo ano mais confiante.

Roxo ou lilás

O roxo e lilás simbolizam a transformação e mudanças, transformando a energia negativa em positiva. Também representa respeito, dignidade, espiritualidade e intuição e também uma conexão com inspiração e purificação mental.

É ideal para quem busca respostas no ano que segue e deseja esvaziar a mente para descobrir qual é o melhor caminho a seguir.

Laranja

O laranja é uma cor quente que desperta a criatividade e ousadia. Vibrante, a cor transmite alegria e chama atenção, além de estimular a mente. Ou seja, é ideal para quem se sente cansado, sem energia para estudar ou trabalhar.

Uma boa opção para entrar em 2023 com muita vitalidade. É a cor do calor afetivo, da intimidade e desejo, também atraindo sucesso e prosperidade.

Foto: Pixabay

A escolha das cores para o ano novo é muito importante para grande parte dos brasileiros, fiéis a essa tradição. Contudo, para além de escolher a cor ideal, é preciso optar por peças de qualidade. Se você ficou com vontade de investir em roupas que transmitam diferentes mensagens, fique tranquilo! Jaraguá do Sul tem várias lojas com roupas coloridas para você expressar seus desejos para 2023. Veja algumas em setemelhores.com.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc