Por que fazer a manutenção preventiva do veículo é importante?

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

27/08/2022 - 16:08

A manutenção preventiva ajuda no processo de identificar possíveis problemas no veículo e corrigi-los antes que causem um dano maior. É uma forma de aumentar a segurança, reduzir custos e aumentar a vida útil do automóvel.

Esse processo faz com que os motoristas fiquem mais tranquilos antes de fazer longas viagens, por exemplo. Também permite que o proprietário planeje os custos que serão necessários para a manutenção com algum tempo de antecedência, diferente de quando o reparo precisa ser feito imediatamente.

Foto: Pixabay

Veja alguns motivos para investir em uma manutenção preventiva:

Economia

Uma das razões para a realização da manutenção preventiva do veículo no tempo correto é a economia, já que é melhor planejar e investir em reparos antes de precisar ter pressa para procurar um profissional que realize o serviço.

Uma peça quebrada ou funcionando inadequadamente, fatores que poderiam ser identificados com a manutenção, provavelmente terão um custo de reparo bem maior do que se o problema fosse identificado previamente.

Segurança

Um veículo que não passa pelo serviço de manutenção preventiva pode colocar em risco a segurança do condutor e passageiros, principalmente para quem viaja constantemente.

Se o carro ou moto estiver em alta velocidade e de forma inesperada apresentar um problema nos freios, câmbio, pneus ou parte elétrica, o resultado pode ser muito grave e até fatal.

Eficiência

Uma manutenção simples já ajuda a deixar o veículo nos eixos e auxilia a ter um bom desempenho. Assim, o consumo de combustível é menor, fazendo o proprietário economizar uma grande quantia a longo prazo. Isso também ajuda a poluir menos, o que é um diferencial para o meio ambiente.

Valorização

Ter cuidado com as manutenções preventivas necessárias dá uma maior valorização em caso de revenda do veículo. Os recibos das revisões são diferenciais relevantes para encontrar um possível comprador, pois garantem segurança e bom funcionamento do automóvel.

Quais itens devem ser verificados?

Foto: Pixabay

Cada profissional ou auto center possui um esquema próprio de serviços e manutenções a serem feitas em cada veículo. Porém, alguns procedimentos são necessários em todos os casos. Veja alguns:

  • pneus;
  • suspensão;
  • fluído de freios;
  • óleo de motor e outros líquidos;
  • filtros

De quanto em quanto tempo devo realizar a manutenção?

Foto: Pixabay

A manutenção preventiva deverá respeitar o tempo e a quilometragem indicada pelo fabricante no manual do usuário. Geralmente, ela deve ser feita de seis em seis meses e pode aumentar em veículos com muito tempo de uso. Também é muito importante realizar o serviço em caso de viagens mais longas, em que se deve verificar, oléo, pneus, freios e outros pontos.

Jaraguá do Sul conta com vários locais especializados em manutenção veicular que oferecem confiança, credibilidade e segurança para cada manutenção, além de um atendimento diferenciado. Você pode conferir alguns deles em setemelhores.com.

Notícias no celular

Whatsapp