Fim de ano: vantagens de comprar um carro seminovo nesta época

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

16/12/2022 - 11:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:38

Você recebeu o seu 13° salário e vai juntá-lo ao restante de suas economias para trocar de carro? Uma das melhores épocas para trocar de automóvel é no fim de ano, entre os meses de setembro e dezembro, isso porque esse período é marcado por muitos descontos nas revendas de seminovos. Mas o que é importante considerar neste momento?

Foto: Pixabay

Condições de pagamento: se puder comprar à vista, é sempre melhor e você ainda pode ganhar um desconto. Porém, não deixe de avaliar as condições do financiamento, que podem ter uma promoção de até 50% de entrada e o saldo devedor com uma baixa taxa de juros.

Calcule bem seu orçamento: pesquisas indicam que um automóvel traz, em média, uma despesa de aproximadamente 3% do seu valor, o que inclui combustível, manutenção, seguro de carro, impostos, licenciamento e outros gastos. Portanto, some tudo com suas outras contas para não passar aperto.

Vantagens de trocar de carro no fim de ano:

Foto: Pixabay

Revisão em dia

A revisão é uma bateria de exames que diagnosticam a saúde do seu carro. Nesse momento serão observados o estado de conservação e funcionamento de todos os componentes e sistemas do veículo, sejam mecânicos ou elétricos.

Após o diagnóstico, existindo falhas ou problemas que possam aumentar no futuro, a oficina responsável efetuará a substituição preventiva de algumas peças. A principal vantagem de investir em um carro novo no fim de ano é que a revisão já estará em dia, o que dá mais tranquilidade para viagens longas de carro.

Ar-condicionado

Ter um carro com ar-condicionado é mais do que um luxo, é uma necessidade para milhões de brasileiros, independentemente da região em que vivam. Afinal, o Brasil é um país de temperaturas extremas, principalmente no fim de ano, tornando a época ideal para investir em um novo automóvel com o acessório.

Sentir-se confortável com a temperatura, independente de quantos graus os termômetros estão marcando lá fora, é o principal motivo que leva uma pessoa a comprar carro com ar-condicionado. Além disso, com ele em operação, dá para fechar as janelas do automóvel e circular com menos riscos à segurança.

Assim como vidros elétricos, câmera de ré e sensor de estacionamento, entre outros opcionais desejados, o ar-condicionado também ajuda a manter o automóvel sempre valorizado no mercado automotivo.

Praticidade

No fim de ano, muita gente costuma fazer viagens ou mesmo utilizar o carro para rodar dentro da cidade, já que opções como carros de aplicativo e ônibus se tornam menos comuns. Ao ter um automóvel, é possível circular por qualquer lugar sem precisar pedir permissão ou depender de horários e condições específicas. Com um carro, você tem autonomia para ir aonde quiser, sem nenhuma condicional, horário ou rota determinada

Confira algumas recomendações para saber escolher o veículo certo para você:

Foto: Pixabay

Espaço interno

Um dos principais pontos a se pensar antes de comprar o veículo é o propósito que ele terá para o comprador. Se você tem uma família grande, o carro precisa ter um espaço interno para acomodar todos bem e ter os itens de segurança básicos para eles.

Motor

O motor é um fator que precisa ser inspecionado com muito cuidado, inclusive, é necessário observar se existe alguma parte enferrujada e olhar o aspecto do óleo. Também precisa observar as correias e as mangueiras para avaliar se tem fissuras ou rachaduras. Ao fazer um test-drive, também é possível entender se há problemas no motor do carro, por exemplo.

Lataria e Pintura

Observe se há alguma irregularidade na lataria do veículo. A análise deve ser feita em um local que tenha uma luz boa para averiguar se há riscos ou variações de cor.

Pneus

É necessário ver se os pneus estão desgastados por conta do uso ou se existe diferença entre eles. E é recomendável observar para ver se eles estão nivelados com o eixo do veículo.

Taxas de Juros

Quando se trata de conquistar um carro novo, muito se fala em maneiras de conseguir o bem sem ter o dinheiro à vista.

Jaraguá do Sul conta com várias revendas de seminovos que têm confiança e credibilidade e passam toda a segurança necessária para fechar um bom negócio, seja na compra, venda ou troca de veículos. São veículos selecionados e de primeira qualidade, que prometem agradar até os clientes mais exigentes. Saiba mais em setemelhores.com

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc