Entenda porque cuidar dos pneus pode ajudar a economizar combustível

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

05/12/2022 - 10:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:49

Os constantes reajustes nos preços de combustíveis fazem com que os gastos com carros de passeio e veículos comerciais se tornem cada vez mais altos. Porém, optar pelo modelo mais adequado de pneu para cada veículo e manter a manutenção em dia pode ajudar muito a diminuir custos, além de melhorar a segurança nas vias.

O pneu é um item que merece atenção, pois além da manutenção ser indispensável para a segurança dos motoristas e passageiros, ele também pode ajudar muito na economia, não só em grandes viagens, mas também em hábitos simples da rotina. Veja alguns pontos para prestar atenção:

Foto: Pixabay

Calibragem

O primeiro passo é imprescindível: saber se os pneus estão devidamente calibrados, informação que consta no manual do veículo ou em plaquinhas na porta dianteira ou na portinhola do tanque de combustível. Um pneu murcho, com a pressão inadequada, está em maior contato com o solo, aumentando o atrito e a força de motor necessária para movimentar o veículo, gastando cerca de 20% a mais combustível e sofrendo desgaste irregular.

Além disso, a baixa ou alta calibragem causa uma distância de frenagem superior em relação ao veículo da frente. Outro risco aumentado é o da aquaplanagem, pois a falta ou excesso de calibragem atrapalha a estabilidade e a aderência ao solo. Se os pneus estiverem cheios demais haverá mais desgaste no centro, já com eles vazios, as laterais serão mais afetadas, diminuindo a vida útil dos pneus.

É essencial verificar a calibragem dos pneus a cada semana, e, de preferência, com os pneus frios, sem rodar há uma hora ou tendo percorrido apenas uma distância curta, de no máximo cinco quilômetros. Isso porque um pneu “quente”, recentemente utilizado, pode alterar o resultado.

Alinhamento

O alinhamento das rodas pode afetar a durabilidade dos pneus e também gastar mais combustível, quando não é feito corretamente. Na maioria dos veículos, o alinhamento normal é projetado para minimizar o desgaste e maximizar o conforto do motorista e passageiros. O correto alinhamento das quatro rodas reduz o desgaste dos pneus, contribui para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus e melhora a economia de combustível. Também melhora o comportamento e a segurança da direção por reduzir os problemas de controle do volante e estabilidade.

O alinhamento do carro é outro ponto importante, pois um carro “puxando” mais para um lado necessita de maior força do motor e desgaste do motorista para se manter na estrada. É recomendado conferir o alinhamento a cada seis meses ou 10 mil quilômetros. Neste período, é possível fazer um rodízio de pneus, alternando os dianteiros com os traseiros para manter um equilíbrio nos pontos de desgaste e aumentar a vida útil.

Na maioria dos veículos, o alinhamento normal é projetado para minimizar o desgaste e maximizar o conforto do motorista e passageiros. Sendo assim, o correto alinhamento das quatro rodas reduz o desgaste dos pneus, contribui para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus e melhora a economia de combustível. Também melhora o comportamento e a segurança da direção por reduzir os problemas de controle do volante e estabilidade.

Pneus corretos

Cada tipo de carro tem um pneu ideal. Um ponto essencial é usar os pneus corretos para o veículo, isso porque um pneu fora da medida pode afetar a segurança, componentes do veículo e consumo de combustível.

Para saber em qual pneu investir, é necessário saber a categoria do veículo. Os pneus têm escrito na lateral, junto com a medida, códigos que indicam para que tipo de carros eles servem. O ideal é o veículo seguir os padrões de fábrica e, em caso de alteração, ter a avaliação de um profissional:

  • P: indicado para carros de passeio;
  • LT: indicado para caminhões leves e alguns tipos de SUVs (carros grandes e esportivos);
  • ST: recomendado para reboques e motor-homes;
  • C: usados em caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

Invista em segurança

Além da economia de combustível, o pneu é de extrema importância na segurança dos carros, pois é o único ponto de contato entre o veículo e a estrada. É preciso conferir o estado de conservação, se há ressecamento ou qualquer avaria que possa prejudicar seu desempenho.

Sem a manutenção correta, acontecem derrapagens, falhas durante as frenagens, perda de aderência em curvas e mudanças de direção. A forma como se dirige, como muita aceleração e freadas bruscas, contribui para o desgaste do pneu e também gasta combustível, portanto, o motorista deve ser cauteloso na condução.

Foto: Pixabay

Jaraguá do Sul conta com vários locais especializados em manutenção veicular que oferecem confiança, credibilidade e segurança para cada manutenção, além de um atendimento diferenciado. Os estabelecimentos buscam facilitar ao máximo o processo de compra e manutenção de pneus e rodas, para que os consumidores estejam mais seguros no momento da escolha. Na dúvida, procure um auto center de confiança. Você pode conferir alguns deles em setemelhores.com.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc