Cuidado e carinho: saiba a importância de vacinar o seu animal de estimação

Foto: Zoetis

Por: Maria Luiza Venturelli

13/09/2022 - 08:09 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:51

Assim como nos humanos, a vacinação nos animais de estimação tem o objetivo de protegê-los contra doenças infecciosas e garantir que eles permaneçam saudáveis. Também é essencial para prevenir o contágio de determinado vírus de um animal para o outro ou até mesmo para seres humanos.

Por que vacinar o pet?

Foto: Pixabay

A vacina pode proteger contra várias doenças, sejam elas causadas por vírus, bactérias ou outros parasitas. Existem vacinas obrigatórias e opcionais. O veterinário é quem irá definir o melhor protocolo de vacinação para cada animal de estimação, baseado no estilo de vida, localização geográfica e viagens.

Vacinas essenciais: as doenças envolvidas costumam ter alta mortalidade, as vacinas são distribuídas amplamente nos territórios ou exigidas por lei.

Vacinas não essenciais: devem ser consideradas de acordo com o risco de exposição, conforme a região ou estilo de vida do animal.

Vacinas não recomendadas: são aquelas contra doenças que respondem prontamente a tratamento. Nesse caso, os riscos de efeitos colaterais são maiores que os benefícios ou não há evidências quanto à eficácia da vacina.

Qual a frequência ideal para vacinar?

Foto: Redevet

Para que a imunidade esteja sempre em dia, várias aplicações de vacina são necessárias, principalmente no primeiro ano de vida do bichinho. Na vida adulta, é preciso manter regularidade nas aplicações de vacinas, para que a imunidade se mantenha efetiva durante todo o crescimento.

Quem determina o calendário de vacinação ideal é o veterinário, e o tutor deve ser cuidadoso e seguir os cuidados à risca, para garantir a saúde do pet e não ser necessário recomeçar o protocolo vacinal.

Quais animais precisam ser vacinados?

Foto: Petz

Todos os cães e gatos precisam estar com a vacinação em dia, mesmo aqueles que vivem em grandes cidades, não costumam sair na rua, ter contato com outros animais ou são idosos.

Cães, gatos e outros animais de estimação podem receber um calendário de vacinação personalizado para as necessidades dele, dependendo da localização, estilo de vida e idade.

A vacinação é sempre necessária?

Foto: Patas da Casa

Por conta da vacinação em massa realizada nos últimos anos, algumas doenças graves se tornaram raras. Porém, é fundamental que o calendário de vacinação continue sendo seguido, para que assim as doenças não reapareçam. A manutenção da vacinação limita o risco para os animais de estimação.

Como a vacina funciona?

Foto: Patas da Casa

A vacinação deve sempre ser feita por um médico veterinário durante o atendimento, em um ambiente adequado. É feita uma avaliação criteriosa do estado de saúde do animal, para assim detectar possíveis problemas.

Em filhotes de cães e gatos, também é uma oportunidade para orientar sobre crescimento, comportamento, alimentação, controle de doenças, castração e higiene. Se o animal de estimação for idoso, a consulta é ainda mais essencial, pois é o momento ideal para realizar exames e fazer um check-up.

Jaraguá do Sul conta com vários pet shops com profissionais que são especialistas em vacinação, cuidado animal e podem identificar com mais facilidade anormalidades com a saúde da pele e pelagem dos animais, como pulgas, carrapatos, lesões e feridas. Também fornecem um tratamento de qualidade e ainda deixam o seu amigo de quatro patas limpinho e cheiroso.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc