Cores na decoração: saiba o significado de cada tom para os ambientes

Foto: Freepik

Por: Maria Luiza Venturelli

01/06/2020 - 10:06 - Atualizada em: 28/05/2024 - 13:29

Decorar uma casa não é tarefa fácil, afinal os ambientes devem ser funcionais, bonitos e proporcionar conforto e aconchego. E entre os diversos itens a serem planejados, as cores são muito decisivas.

O uso de cores é um procedimento que embeleza e harmoniza ambientes. Refletindo estilos diversificados, elas atraem as energias certas dependendo de como são escolhidas e utilizadas.

Foto: Freepik

Além disso, elas também alteram as percepções dos espaços, um mesmo objeto ou ambiente ganha diferentes dimensões e sensações quando pintado com cores diferentes. Veja o significado de cada cor na decoração da casa:

Amarelo na decoração da casa

Apostar na cor amarela na hora de decorar é uma boa pedida para quem quer deixar o ambiente mais leve e alegre. Proveniente da luz, a cor incentiva a comunicação, estimula o intelecto e abre o apetite, sendo indicado para ambientes escuros em conjunto com uma boa iluminação.

É uma cor muito versátil e recomendada para todos os ambientes , do mais contemporâneo ao mais tradicional, mas principalmente para áreas de lazer e convivência.

Tons de azul na decoração de ambientes

O azul é uma cor que expressa tranquilidade e serenidade, capaz de acalmar à primeira vista. Remete ao mar, ao céu e à natureza e por isso tem a influência positiva de levar para dentro de casa a sensação de frescor.

Associado ao elemento água, incentiva as pessoas à meditação e interiorização, isso porque diminui a frequência cardíaca e respiratória, sendo indicado para ambientes que busquem a transmissão de calma, tranquilidade e privacidade, como dormitórios, espaços de relaxamento e ambientes de estudo.

O branco na composição da decoração

Muito utilizado, o branco é associado à paz, calma e limpeza, sendo considerado como uma tonalidade neutra. Sua aplicação é indicada para os mais variados ambientes, entretanto, demanda combinação com outras cores porque “em excesso pode criar uma atmosfera impessoal”, acrescenta Jaqueline Watanabe. Quadros e móveis coloridos são ótimos para a quebra dessa monotonia.

Tons de laranja no ambiente

Um ambiente decorado com a cor laranja pode reproduzir a sensação de apreciar um pôr-do-sol alaranjado abraçando e esquentando tudo à sua volta. Além disso, o laranja é ligado ao intelecto e à coragem, em doses certas estimula a criatividade, os sentidos e a comunicação.

Ele é indicado para ambientes em que se deseja comunicação e diálogo, como salas de visita, de jantar e cozinha, além de escritórios e empresas. Por ser uma cor muito vibrante, geralmente o laranja é usado em poucas peças de destaque como um sofá ou um tapete ou como ponto focal em uma parede.

Lilás na decoração

Já o lilás é uma mistura de azul com roxo que transmite calma, contemplação, silêncio e espiritualidade e ajuda a minimizar situações estressantes. A cor é muito usada para decoração de dormitórios, espaços de meditação e não recomendada para escritórios ou áreas de trabalho.

Preto na composição da decoração

A cor preta na decoração chama muito a atenção, seja ela em um detalhe, ou como plano de fundo em um ambiente. Mesmo sendo conhecida por ser a cor da escuridão, também é uma das cores mais elegantes para o design de interiores.

O preto é geralmente relacionado a masculinidade, sofisticação e formalidade, demandando cuidados para que não seja aplicado em excesso nos ambientes. Charmoso e elegante, seu uso deve ser ponderado e combinado com outras cores para não causar sensação de tristeza e solidão.

Tons de rosa em casa

Em tons claros ou escuros, o rosa se relaciona com a ternura, afeto, romance e feminilidade. Como suas combinações são variadas, a tonalidade fica bem em vários ambientes, sendo principalmente utilizada em quartos de meninas e até mesmo de casais.

Tendo em mente que o rosa possui inúmeras tonalidades, é possível brincar com as suas nuances. Desde o rosa bebê até o pink, passando pelo rosê e o rosa antigo, o mercado de decoração dispõe de muitas opções.

Tons de verde nos ambientes

Frescor, natureza e muita energia são algumas das muitas sensações que a decoração verde inspira. A cor funciona bem em diferentes ambientes da sua casa, mas é preciso utilizá-la com sabedoria para alcançar um equilíbrio visual nas mais diversas composições.

O verde é associado a elementos orgânicos como flores, plantas e madeira. Símbolo de vida, crescimento, esperança e satisfação, estimula a saúde e o bem estar das pessoas. Refrescante, em tons claros é indicado para ambientes que busquem calmaria e os tons mais fortes elevam a energia, entretanto, o uso excessivo também provoca sensação de opressão.

A cor vermelha na decoração da casa

O vermelho está normalmente relacionado a energia, comunicação, apetite e agressividade. Ele também estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso e prosperidade. O tom é recomendado para espaços de alimentação rápida, como sala de jantar e cozinha. Também pode ser usado em quartos de casal, ativando o amor e a paixão. Já o excesso provoca atritos, agitação, nervosismo e preocupação.

Foto: Freepik

Jaraguá do Sul e região tem várias construtoras e arquitetos com anos de experiência no ramo, locais que contam com profissionais capacitados que podem auxiliar na hora de realizar o sonho da casa ou apartamento próprio. Você pode conhecer algumas em setemelhores.com.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc