Casa ou apartamento: saiba qual a melhor opção para você!

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

01/09/2022 - 08:09 - Atualizada em: 09/04/2024 - 15:57

Na hora de escolher entre investir em uma casa ou apartamento, muita gente fica em dúvida com as vantagens e desvantagens de cada um. Apesar de serem opções totalmente distintas, as duas apresentam vantagens e desvantagens, basta saber quais são mais importantes para a sua realidade.

Fatores como tamanho, privacidade, segurança, praticidade, despesas e vários outros devem ser analisados na hora de fazer uma escolha tão decisiva. Confira algumas vantagens e desvantagens de optar por morar em casa ou apartamento:

Quais são as vantagens de morar em uma casa?

Foto: Freepik

Espaço

O espaço é um dos principais pontos que fazem toda a diferença na hora de escolher morar em uma casa. Geralmente contam com uma área disponível mais extensa, e também são mais adaptáveis, pois é possível construir mais cômodos, fazer alterações no imóvel e aumentar a extensão.

O espaço extra no quintal também pode fazer muita diferença para quem gosta de tomar sol ao ar livre ou criar uma horta para ter uma atividade nas horas livres. Morar em uma casa também é ideal para quem gosta de receber visitas e fazer confraternizações sem número máximo de pessoas.

Privacidade

Morar em casa é a melhor opção para quem não quer dividir ambientes internos e áreas de lazer com vizinhos e outras pessoas. Ter privacidade também é essencial se você se incomoda com barulhos ou algazarras, já que isso costuma ser mais comum em prédios. Os apartamentos podem propagar os sons com mais facilidade e isso costuma incomodar quem gosta de ambientes silenciosos.

Independência

Quando o morador opta por uma casa, ele costuma ter mais autonomia, já que é administrador do próprio imóvel. Morar em uma casa também favorece a sensação de liberdade, já que não há a presença de porteiros, zeladores e constante convivência com vizinhos.

O morador também fica mais livre para realizar reformas, mudanças estruturais, aumentar o imóvel, mudar os cômodos, realizar manutenções ou qualquer outra alteração, sem ser necessária a aprovação de vizinhos.

Regras próprias

Horários, vagas de estacionamento, entregas e funcionamento dos elevadores são apenas alguns dos pontos que têm regras definidas para quem mora em prédios. Já em uma casa, o único responsável é o proprietário. Movimentações como barulho até tarde, música alta, reformas, mudanças na decoração e festas com amigos são permitidas.

Quais são as vantagens de optar por um apartamento?

Foto: Freepik

Segurança

Cada vez mais, a segurança vem se tornando um fator decisivo na hora de escolher onde morar e essa é uma das vantagens de optar por um apartamento, já que a adoção de recursos de tecnologia em prédios vem crescendo cada vez mais. As portarias, por exemplo, costumam contar com profissionais para controlar entrada e saída, além de ter câmeras de vigilância em pontos estratégicos, portões e alarmes.

Equipamentos para prevenção e combate a incêndio, fechaduras digitais e rádios comunicadores são mais alguns diferenciais de optar por um apartamento. Além disso, a proximidade com vizinhos que um prédio proporciona já faz toda a diferença na proteção contra possíveis furtos e assaltos.

Relação com vizinhos

Além da sensação de segurança que a proximidade com outros moradores oferece, a presença de vizinhos também cria vínculos e relacionamentos, fatores essenciais quando o morador fica fora por longos períodos ou viaja com frequência. Contar com alguém de confiança é importante para checar o apartamento, cuidar das plantas ou animais de estimação.

Manutenção

A taxa de condomínio, apesar de às vezes ser um pouco alta para quem não pode gastar muito por mês, também é uma possibilidade de praticidade e eficiência. A manutenção das áreas comuns do prédio não são responsabilidade dos moradores dos apartamentos e em alguns casos até situações como problemas elétricos ou entupimentos podem ser resolvidos pelos proprietários do edifício.

Espaço de lazer

Se você não tem tempo para cuidar da saúde física e mental, um novo apartamento pode te ajudar a fazer exercícios, pois muitos prédios contam com quadras, academias e piscinas, que podem ser um incentivo para sair do sedentarismo no conforto do seu lar.

Alguns condomínios também contam com cinema, espaços gourmet, salão de festas e parques para os pequenos, ambientes que auxiliam a saúde mental e proporcionam lazer sem nem precisar tirar o carro da garagem.

Vários aspectos devem ser analisados para entender qual é a demanda e as necessidades da família. Jaraguá do Sul tem várias imobiliárias com anos de experiência no ramo, locais que contam com profissionais capacitados que podem auxiliar na hora de realizar o sonho da casa ou apartamento próprio. Você pode conhecer algumas em setemelhores.com.

Notícias no celular

Whatsapp